"Portugal Continental ultrapassou a marca das 12 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 administradas à população", de acordo com dados revelados esta quinta-feira pelo Ministério da Saúde, que "permitiram vacinar mais de 6,8 milhões de pessoas, pelo menos com uma dose, das quais mais de 6,1 milhões têm o esquema vacinal completo".
A tutela destaca, numa nota enviada às redações, o "atingir de mais um marco", que "nesta altura, foi possível graças ao compromisso de todos os envolvidos no processo".
E nomeia: "Profissionais de saúde, poder local, forças de segurança e Forças Armadas, bem como aos esforços que têm sido efetuados pelo Governo Português, via Ministério da Saúde e Infarmed, de negociar com as farmacêuticas e restantes Estados-Membros a entrega de vacinas adicionais ao calendário já esperado".
No mesmo comunicado, assinala-se "a expectativa de entrega de mais de 1,2 milhões de vacinas adicionais, durante o mês de agosto, que se irão somar às 1,6 milhões de doses de vacinas já esperadas e decorrentes dos contratos iniciais com as empresas fornecedoras de vacinas".
Em #Portugal Continental já foram administradas mais de 12 milhões de vacinas contra a #COVID19. Saiba mais em https://t.co/QWU2ENMrlR #Saúde #SNS #VacinaçãoCOVID19 pic.twitter.com/gJTnZl17YB
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) August 5, 2021
No passado sábado, dia 31 de julho, recorde-se, Portugal já tinha ultrapassado os 12 milhões de doses de vacinas administradas contra a Covid-19, incluindo as regiões autónomas.
Já o "autoagendamento para utentes com idades iguais ou superiores a 18 anos voltará a estar disponível a partir de 7 de agosto", indicou, esta quinta-feira, a task force da vacinação contra a Covid-19. Deste modo, "o autoagendamento exclusivo para os utentes dos 16 aos 17 anos de idade, para vagas disponíveis no fim de semana de 14 e 15 de agosto, terminará às 23h59 de 6 de agosto".
[Notícia atualizada às 18h20]
Leia Também: AO MINUTO: Mais de 50 surtos ativos em lares. Moderna admite 3.ª dose