A modalidade 'Casa Aberta' passa, a partir desta segunda-feira, a dispor de um sistema de senhas digitais, que permite aos utentes evitar a fila de espera, anunciou a Task Force para a vacinação contra a Covid-19.
O sistema, que chega no mesmo dia em que a 'Casa Aberta' passa a estar disponível para adultos a partir dos 25 anos, está disponível na esmagadora maioria dos centros de vacinação Covid-19 existentes em Portugal continental.
Para usufruir deste sistema, é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito (https://covid19.min-saude.pt/senha-digital-casa-aberta/) e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado, obrigatoriamente para um centro de vacinação localizado no seu concelho de residência.
Depois de preencher e submeter o formulário, o utente vai receber a sua senha digital com o respetivo número e hora prevista.
Para isso, os utentes devem consultar o portal da afluência e verificar se o centro de vacinação pretendido tem semáforo verde. Além disso, devem ter em conta que a toma da segunda dose será sempre no local escolhido para a primeira inoculação.
'Casa Aberta' a partir dos 25 anos
A modalidade 'Casa Aberta', que permite a vacinação de primeiras doses de utentes elegíveis que não estejam agendados, está a partir de hoje disponível para utentes com idade igual ou superior a 25 anos. Ao mesmo tempo, deixa de existir a restrição da vacina da Janssen nesta modalidade, informa a taskforce para a vacinação em comunicado.
O alargamento a esta faixa etária surge graças a "uma maior disponibilidade de vacinas".
Nesta modalidade são vacinadas primeiras doses de utentes elegíveis que não estejam agendados e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses.
Os horários de funcionamento da 'Casa Aberta' podem ser consultados em: https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta.
A Task Force recorda ainda que o autoagendamento está disponível para utentes com idades iguais ou superiores a 18 anos.
Se tem mais de 25 anos e ainda não foi vacinado, pode tomar a primeira dose da vacina, sem agendamento, no centro de vacinação correspondente ao seu centro de saúde. Saiba mais em https://t.co/r6cVx25vm2#VacinaçãoCOVID19 #COVID19 #EstamosOn @dgDGSaude @saude_pt @SNS_Portugal pic.twitter.com/GxES0vT0EG
— República Portuguesa (@govpt) August 9, 2021
[Notícia atualizada às 12h06]
Leia Também: AO MINUTO: Reinfetados têm menor probabilidade de espalhar vírus