Capitania do Funchal cancela avisos de mau tempo para a Madeira
A capitania do Funchal cancelou hoje os avisos de mau tempo e vento forte emitidos na segunda-feira para a orla costeira da Madeira, informou hoje a autoridade marítima.
© Pixabay
País Funchal
"Apesar do cancelamento do aviso, recomenda-se aos proprietários ou armadores das embarcações que tomem as devidas precauções no assegurar das respetivas condições de navegabilidade", lê-se na informação distribuída pela capitania.
Devido às elevadas temperaturas que se registam na região, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as regiões montanhosas da ilha da Madeira sob aviso meteorológico vermelho (o nível mais grave) até às 18:00 de hoje, passando a laranja até à mesma hora de quarta-feira.
Na costa sul da ilha o aviso meteorológico é laranja, enquanto na parte norte e na ilha do Porto Santo vigora o amarelo.
Devido a estas condições meteorológicas, o IPMA também colocou quase todos os concelhos da região em risco vermelho (muito elevado) para incêndios. Entre as exceções está Santana, no norte da ilha da Madeira (que é amarelo na zona costeira e laranja nas zonas interiores).
Com risco de incêndio laranja está o município de São Vicente, também na parte norte da ilha, e o litoral do concelho da Ponta do Sol, na zona sul.
Os bombeiros de quatro corporações (Municipais de Machico, Santana, Sapadores de Santa Cruz e Voluntários Madeirenses) combateram durante toda a noite um incêndio florestal que deflagrou ao final da manhã de segunda-feira no concelho de Machico, mas já regressaram aos respetivos quartéis.
De acordo com a mais recente informação divulgada na página do Serviço Regional de Proteção da Madeira, divulgada às 18:15 e ainda não atualizada passadas 15 horas, a operação envolveu 41 operacionais, 13 meios terrestres e o helicóptero que opera no arquipélago.
Leia Também: Continente, Madeira e ilhas açorianas com risco muito elevado de raios UV
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com