O pneumologista Filipe Froes não tem dúvidas que será necessária uma terceira dose da vacina contra a Covid-19. Contudo, admite que, sobre este reforço, ainda há várias questões sem resposta.
Para o especialista, antes de ser tomada uma decisão é necessário monitorizar alguns grupos, “pessoas a partir dos 75/80 anos, pessoas imunodeprimidas e profissionais de saúde”.
Para, no fim de setembro ou início de outubro, administrar então a terceira dose se assim for determinado.
Em entrevista à TVI24, Filipe Froes apresentou vários dados científicos relacionados com a eficácia da vacina na luta contra a Covid-19 para provar às pessoas que estão com dúvidas que “a resposta científica é arrebatadora em relação ao valor da vacina”.
“A vacina protege em oito vezes a infeção. Por isso, é mais do que eficaz”, vincou, acrescentando que está igualmente comprovado que a vacina “protege em 25 vezes o internamento e em 25 vezes a morte”, tal como diminui a duração dos sintomas da doença.
Quanto à transmissibilidade, o pneumologista sublinhou que as pessoas vacinadas têm “menos 40% de carga viral transmissora e têm menos duração da transmissão da carga viral que passa de 8,9 dias para 2,7 dias”.
Leia Também: AO MINUTO: Internados descem, maior n.º de recuperados numa semana