Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 21º

Portugueses que estavam no Afeganistão já foram retirados do país

Garantia dada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

Portugueses que estavam no Afeganistão já foram retirados do país
Notícias ao Minuto

15:44 - 23/08/21 por Notícias ao Minuto

País Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garantiu, esta segunda-feira, na TSF, que “os 20 cidadãos portugueses que estavam no Afeganistão já foram todos repatriados”.

No início, as autoridades portuguesas pensavam que no país estavam apenas 16 portugueses. Contudo, mais tarde, soube-se que o número era um pouco maior.

“Afinal, tratava-se de 20 pessoas, cidadãos portugueses que trabalhavam em Cabul, no apoio à embaixada da União Europeia, no apoio ao aeroporto de Cabul”, revelou o governante.

A maior parte dos cidadãos não só já saiu do Afeganistão, como já regressou a Portugal. Contudo, há pelo menos um caso de um português que não vivia no nosso país, mas sim na Austrália e é para aí que vai retornar.

Recorde-se que há milhares de pessoas em Cabul que tentam a todo o custo um lugar no avião para saírem de um país que é agora controlado pelos Talibã.

No espaço de uma semana, só a Espanha já chegaram oito aviões vindos do Afeganistão. Na noite passada, um avião trouxe mais 177 refugiados, que colaboraram com instituições espanholas no Afeganistão, e elementos espanhóis que trabalharam com o exército norte-americano. Todos foram recebidos pela ministra da Defesa do país vizinho, Margarita Robles.

À TVI24, a governante espanhola disse que os cidadãos afegãos serão agora reencaminhados para outros países da União Europeia, entre os quais Portugal.

Leia Também: Afeganistão: EUA retiram 10.400 pessoas em 24 horas entre domingo e hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório