O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garantiu, esta segunda-feira, na TSF, que “os 20 cidadãos portugueses que estavam no Afeganistão já foram todos repatriados”.
No início, as autoridades portuguesas pensavam que no país estavam apenas 16 portugueses. Contudo, mais tarde, soube-se que o número era um pouco maior.
“Afinal, tratava-se de 20 pessoas, cidadãos portugueses que trabalhavam em Cabul, no apoio à embaixada da União Europeia, no apoio ao aeroporto de Cabul”, revelou o governante.
A maior parte dos cidadãos não só já saiu do Afeganistão, como já regressou a Portugal. Contudo, há pelo menos um caso de um português que não vivia no nosso país, mas sim na Austrália e é para aí que vai retornar.
Recorde-se que há milhares de pessoas em Cabul que tentam a todo o custo um lugar no avião para saírem de um país que é agora controlado pelos Talibã.
No espaço de uma semana, só a Espanha já chegaram oito aviões vindos do Afeganistão. Na noite passada, um avião trouxe mais 177 refugiados, que colaboraram com instituições espanholas no Afeganistão, e elementos espanhóis que trabalharam com o exército norte-americano. Todos foram recebidos pela ministra da Defesa do país vizinho, Margarita Robles.
À TVI24, a governante espanhola disse que os cidadãos afegãos serão agora reencaminhados para outros países da União Europeia, entre os quais Portugal.
Leia Também: Afeganistão: EUA retiram 10.400 pessoas em 24 horas entre domingo e hoje