A Task Force anunciou, esta segunda-feira, que a partir de hoje os utentes poderão ser vacinados contra a Covid-19, através da modalidade ‘Casa Aberta’, em qualquer centro de vacinação, desde que recorram ao sistema de senhas digital.
Isto é, uma pessoa que, por exemplo, seja da região Norte e esteja de férias no Alentejo, pode ser vacinada, através desta modalidade, no centro que lhe der mais jeito.
Para esta modalidade será usada exclusivamente a vacina da Janssen, de toma única, ou seja, só é aconselhável às mulheres com idade igual ou superior a 50 anos e aos homens com 18 ou mais anos.
“As mulheres com menos de 50 anos, que assim o desejem, se devidamente informadas, numa base de ponderação dos benefícios e dos riscos, individualizada, também podem ser vacinadas com a Janssen, desde que se obtenha o seu consentimento livre e esclarecido”, recorda a Task Force.
Se quiser aderir a esta modalidade e ser vacinado com a Janssen o melhor é contactar, diretamente, o centro em questão pois alguns ainda não têm estas vacinas.
Já se o utente se dirigir, na modalidade ‘Casa Aberta’, ao centro de vacinação onde está inscrito ou reside, será inoculado com a vacina disponível nesse centro, cumprindo sempre com critérios definidos nas normas e orientações da DGS.
Para usufruir do sistema de senha digital da modalidade ‘Casa Aberta’, é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito e tire uma senha no próprio dia em que pretender ser vacinado.
O número de senhas disponível está limitado à capacidade de cada centro de vacinação.
Os horários da modalidade encontram-se disponíveis para consulta aqui.
Recorde-se que a modalidade ‘Casa Aberta’ ficou disponível esta segunda-feira para todos os utentes com idade igual ou superior a 12 anos.
Leia Também: Covid-19: Vacinação 'Casa Aberta' disponível para maiores de 12 anos