Segundo os dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), "a variante Delta (B.1.617.2) apresenta uma frequência relativa de 100% na semana 32 (entre 9 a 15 agosto) em todas as regiões" do país. Na semana anterior, a frequência desta variante no país era de 99.5%.
Do total de sequências da variante Delta analisadas, indica o relatório divulgado esta terça-feira, 66 apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike (sublinhagem AY.1). "Esta sublinhagem [conhecida também como 'Delta Plus' tem mantido uma frequência relativa abaixo de 1% desde a semana 24 (de 14 a 20 de junho)", acrescenta o INSA.
Os dados do INSA indicam ainda que a frequência relativa das variantes Beta (B.1.351) e Gamma (P.1), associadas inicialmente à África do Sul e ao Brasil (Manaus), "mantém-se baixa e sem tendência crescente", sendo que não foi detetado nenhum caso da primeira desde a semana 30 (de 26 julho a 1 agosto), tendo sido detetados apenas dois casos da segunda na semana 31 ( de 2 a 8 agosto).
O relatório do INSA sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal refere também que não se detetaram novos casos da variante Lambda (C.37), a qual apresenta circulação vincada nas regiões do Peru e do Chile.
Até à data, sublinhe-se, o INSA analisou 14.748 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 300 concelhos de Portugal.
Em média, têm vindo a ser analisadas 565 sequências por semana desde o início de junho de 2021, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 121 concelhos por semana.
Portugal reportou, na segunda-feira, mais seis mortes relacionadas com a Covid-19 e 1.126 novos contágios. Por ter alcançado a meta dos 70% da população totalmente vacinada contra a Covid-19, o país antecipou o arranque da segunda fase do desconfinamento, com novas regras a entrar em vigor no início desta semana, com exceção do fim da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos, cuja lei vigora até 12 de setembro.
Leia Também: AO MINUTO: "SNS e população" geram sucesso na vacinação; Lotaria em Gaza