Portugal vai enviar um novo lote de vacinas contra a Covid-19 para São Tomé e Príncipe, informou, esta terça-feira, em comunicado, o gabinete do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
Este segundo lote, "composto por 37 mil doses da vacina AstraZeneca", inclui "todo o material necessário" para viabilizar a administração, das vacinas, como seringas e agulhas, e está previsto chegar à cidade de São Tomé amanhã, dia 25 de agosto.
Após terem sido enviadas, no primeiro lote, 37 mil doses da vacina AstraZeneca, Portugal continua assim a "apoiar as autoridades santomenses no seu plano nacional de vacinação" contra o novo vírus.
"Esta doação insere-se no cumprimento do compromisso político assumido pelo Governo português de disponibilizar pelo menos 5% dos seus lotes de vacinas para os PALOP e Timor Leste, e inscreve-se na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia Covid-19 entre Portugal e os PALOP e Timor Leste", é recordado na referida nota.
Esta ação é o resultado dos esforços conjuntos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em São Tomé, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde, da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) e da Task Force do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal.
Leia Também: AO MINUTO: "Vírus não tem marcas de ter sido criado por humanos"