O antigo Presidente da República Jorge Sampaio foi hospitalizado devido a dificuldades respiratórias, avança, esta sexta-feira, a Renascença.
A informação, confirmada por fonte próxima de Jorge Sampaio à Renascença, indica ainda que o ex-chefe de Estado foi transferido para uma unidade de saúde de Lisboa e "está sob forte vigilância".
Já o Público detalha que Sampaio foi, na manhã desta sexta-feira, transferido de helicóptero para o Hospital de Santa Cruz, em Lisboa.
À agência Lusa, a assessora de Jorge Sampaio indicou que este estava no Algarve, mas após sentir dificuldades respiratórias, e "dado o seu historial de doente cardíaco", foi transferido para Lisboa, onde está ser acompanhado no hospital onde é habitualmente seguido.
Jorge Sampaio tem 81 anos e foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006.
Em 1989, foi eleito líder do Partido Socialista e na mesma altura foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.
Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e entre 2007 e 2013 foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.
Atualmente preside à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação. Aliás, o antigo Presidente da República anunciou esta semana que a Plataforma Global para os Estudantes Sírios está a preparar um reforço do programa de emergência de bolsas de estudos e oportunidades académicas para jovens afegãs.
Em 2017, o antigo Presidente da República foi operado duas vezes, uma das quais devido a "problemas acrescidos de mobilidade".
[Notícia atualizada às 15h36]
Leia Também: Jorge Sampaio anuncia reforço de emergência de bolsas para jovens afegãs