Segundo o diretor nacional do Apostolado do Mar, Armando Jorge, esta obra da Igreja Católica que integra a Comissão da Pastoral Social e Mobilidade Humana, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), "a situação sanitária parece estar a melhorar e é chegada a hora de começar a elaborar o plano de ação para as atividades do próximo ano pastoral".
"Desde 2019 a pandemia covid-19 tem colocado limitações à nossa dinâmica. Temos sido obedientes às indicações dos nossos bispos, de limitar encontros e manifestações e isso deu-nos a garantia de ajudarmos na contenção deste nefasto vírus", admite este responsável na convocatória dirigida aos responsáveis dos grupos do Apostalado do Mar e dos Stella Maris.
Durante os dois dias de trabalhos, a agenda terá como pontos a elaboração do plano de atividades para o ano pastoral de 2021/2022 e a discussão dos estatutos do Apostolado do Mar.
Entretanto, antes desse encontro nacional, o Apostolado do Mar assistirá, no próximo dia 08 de setembro, à inauguração da estátua da Nossa Senhora do Rosário de Troia, no Molho Poente da Doca dos Pescadores, em Setúbal, pelo bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas.
Nossa Senhora do Rosário de Troia é padroeira dos pescadores de Setúbal.
O Apostolado do Mar existe em Portugal desde 1935, está presente nas praias portuguesas, com o seu espírito de dinamismo cristão traduzido na linguagem e na cultura do homem do mar, particularmente no setor da pesca, segundo informação divulgada pela agência Ecclesia.
A rede mundial da "Stella Maris", ministério da Igreja Católica, foi fundada na cidade escocesa de Glasgow, em 1920, e contava com mais de mil capelães e voluntários no ano passado, quando celebrou o seu centenário.
Em 2020, a Santa Sé anunciou que o ministério para as pessoas que trabalham e vivem do mar passa a ter uma única denominação, "Stella Maris" (Estrela do Mar), nome ligado à devoção à Virgem Maria.
O 25.º Congresso Mundial do Apostolado do Mar, adiado de 2020, está previsto para o próximo mês de outubro, de 3 a 8, também em Glasgow.