Os novos concursos do Programa Cidadãos Ativ@s, gerido em parceria com a Fundação Bissaya Barreto, têm uma dotação total de 1,85 milhões de euros destinados ao apoio de projetos desenvolvidos por ONG nacionais.
Em comunicado, a Fundação Gulbenkian explica que cada projeto poderá ser apoiado com um valor entre 20 mil a 75 mil euros, durante um período máximo 20 meses.
Os concursos que serão lançados na quarta-feira incidem sobre quatro áreas específicas: fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica, defender os direitos humanos, empoderar grupos vulneráveis e reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil.
"Estes quatro concursos surgem na sequência de outros, lançados em 2018, 2019 e 2020, que já permitiram apoiar 122 projetos com um total de 8,1 milhões de euros", acrescenta o comunicado.
No dia do lançamento, vai decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, uma sessão de esclarecimento, que poderá ser acompanhada também através das plataformas digitais, e um 'workshop' presencial.
Leia Também: Manoel de Oliveira fora de portas na rentrée da Gulbenkian