O Governo admitiu que o uso de máscara será mais flexível já a partir deste mês de setembro. Contudo, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde recordou, esta segunda-feira, à SIC Notícias, que o “bom senso” deve reinar durante o próximo inverno, principalmente, em ambientes fechados ou com muita gente.
“Quando chegarmos aos 85% de esquema vacinal completo, que muito provavelmente acontecerá entre a 3.ª e a 4.ª semana de setembro, haverá uma tendência para a flexibilização dessa medida [máscara]. No entanto, para além daquilo que é lei há sempre o bom senso e o bom senso é o de cada um. Estou convencido que muitos de nós, com esse bom senso, em situações específicas, como aglomerados ou ambientes muito fechados, vamos continuar a usar máscara durante o próximo período sazonal, durante o inverno”, explicou Lacerda Sales.
Já quanto à terceira dose da vacina contra a Covid-19, o governante reiterou a necessidade de serem obrigatórios mais dados científicos.
“São necessários dados mais robustos do ponto de vista científico para se poderem tomar decisões acertadas e, portanto, neste momento, estamos a aguardar que esses dados fiquem disponíveis para podermos tomar depois uma decisão”, salientou, acrescentando que “ainda não há data definida” para a administração do reforço da vacina.
Recorde-se que o uso de máscara deverá deixar de ser obrigatório na rua já no próximo domingo, dia 12 de setembro.
Leia Também: Normas iguais para vacinados e não vacinados nas escolas "poderão mudar"