Em comunicado, o Governo Regional esclareceu que a informação foi transmitida ao bastonário da Ordem dos Psicólogos, hoje recebido por Clélio Meneses no âmbito de uma visita à ilha Terceira.
O governante destacou a "importância fundamental da saúde mental na perspetiva de saúde que se pretende implementar na região, dando ênfase à prevenção e à proximidade", refere a nota de imprensa.
A este nível, referiu, "está a ser desenvolvido o Plano Regional de Saúde Mental e, também com relação à atividade dos psicólogos, o Plano Regional de Prevenção das Dependências".
O Secretário Regional da Saúde e Desporto realçou ainda "a relevância do trabalho em parceria e cooperação com as entidades representativas dos profissionais de saúde para os bons resultados que se pretendem alcançar na vida dos açorianos, sendo a Ordem dos Psicólogos um bom exemplo desse princípio".
Em 30 de julho, o PS/Açores entregou na Assembleia Legislativa Regional um requerimento a questionar o Governo sobre a contratação de 20 psicólogos para o Serviço Regional de Saúde (SRS), anunciada em junho pelo executivo regional.
"Foi anunciada a contratação de 20 psicólogos para o SRS, mas tendo em conta que na Bolsa de Emprego Público dos Açores não se constata, à data, a abertura de procedimentos concursais para esse recrutamento, esperamos que o Governo Regional possa esclarecer como está esse processo e em que moldes vai ser feito", afirmou o deputado Tiago Lopes, citado numa nota de imprensa.
O PS/Açores lembrou que a contratação de 20 psicólogos para os hospitais e unidades de saúde de ilha consta do Plano e Orçamento da região para 2021.
Os socialistas destacam que o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou, em 13 de julho, no plenário da Assembleia Regional, a contratação daqueles profissionais.
Leia Também: Peso das doenças mentais é de 22,5% no total das patologias