Covid. Pais já podem entrar nas creches para ir pôr ou buscar os filhos

Atualização da norma da DGS permite que os encarregados de educação entrem nas instalações. Antes, as crianças eram entregues à porta.

Notícia

© PixaBay

Notícias ao Minuto
28/10/2021 08:01 ‧ 28/10/2021 por Notícias ao Minuto

País

Covid-19

Com o desconfinamento em marcha, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou, esta quarta-feira, uma norma sobre medidas gerais para creches e amas. Uma das grandes novidades é o facto de pais e encarregados de educação poderem (voltar a) entrar nos estabelecimentos para irem pôr ou buscar os meninos. Antes, recorde-se, estes tinham de ser entregues à porta. 

No documento, a autoridade para a Saúde explicita que "no acesso às instalações do encarregado de educação ou pessoa por ele designado na entrega/receção da criança ou de outras pessoas devidamente habilitadas (ex. fornecedores de bens e serviços), deverá respeitar-se o distanciamento físico, evitar-se aglomerados e está recomendada a utilização de máscara facial".

Na mesma orientação, a DGS sublinha ainda que "deve ser maximizado o distanciamento físico entre as crianças quando estão em mesas berços e/ou espreguiçadeiras", sendo também que "as crianças e funcionários devem ser organizados em salas fixas (a cada funcionário deve corresponder apenas um grupo)".

Dando cumprimento aos pontos anteriores, acrescenta-se, "devem ser organizados horários e circuitos de forma a minimizar o cruzamento entre pessoas". "Uma boa ventilação dos espaços, preferencialmente com ventilação natural" deve também ser assegurada. 

'Fora' do documento ficou a recomendação para que as crianças não partilhassem brinquedos ou não os trouxessem de casa para as creches e amas. Assim, neste ponto, também a normalidade é recuperada. 

Leia na íntegra a Orientação 025/2020 da DGS

[Notícia atualizada às 08h10]

Leia Também: Mãe de menina agredida em creche de Oeiras está "chocada" com vídeo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas