Na próxima sexta-feira, dia 5 de novembro, a terra vai tremer. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promove uma iniciativa, em todo o país, para a sensibilização para o risco sísmico.
A 9.ª edição da iniciativa 'A Terra Treme' tem como objetivo ensinar e dar ferramentas à população para saber como agir em caso de sismo numa ação que sensibiliza os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco sísmico.
A iniciativa da Proteção Civil é organizada em colaboração com diversas entidades públicas e privadas como o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).
O exercício, organizado todos os anos, incorpora três ações que podem fazer a diferença. Durante um minuto, os participantes, individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), são convidados a executar 3 gestos principais de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.
A iniciativa, que tem um site dedicado, visa não só a comunidade escolar como também outros sectores da sociedade.
Duarte da Costa, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, recorda, numa mensagem gravada em vídeo, que "não conseguimos evitar um sismo", mas conseguimos ter comportamentos que nos permitirão maior segurança se estivermos perante um.
Leia Também: La Palma regista sismo de magnitude 5.1. O mais forte desde a erupção