A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, desencadeou uma operação aérea contra o tráfico internacional de estupefacientes, que culminou com a apreensão de cerca de 43 quilos de cocaína e a detenção de cinco pessoas.
A ação policial decorreu no dia 31 de outubro, no âmbito de um controlo à carga aérea, proveniente do voo São Paulo – Porto, estando enquadrada nas diligências de investigação à atuação de um grupo criminoso, em curso há cerca de seis meses.
A operação contou com a estreita colaboração dos Serviços Alfandegários da Autoridade Tributária e Aduaneira do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e da Divisão de Segurança Aeroportuária da PSP junto daquele aeroporto.
“Dois dos detidos, trabalhadores em empresas que operam no referido aeroporto, tinham como função a extração da carga ilícita, procedendo à recolha dos volumes com o estupefaciente, tendo por base instruções recebidas da rede criminosa sul-americana, que por sua vez procedia à introdução no voo, previamente à partida do aeroporto brasileiro, e com a colaboração dos outros três detidos faziam chegar a droga às redes ‘grossistas’ de distribuição”, informa o organismo, em comunicado.
Os 43 quilos de droga, com elevado grau de pureza, seriam suficientes para a produção de mais 430 mil doses, “podendo aquela quantidade ser ampliada com a adição dos chamados ‘produtos de corte’”, acrescenta o documento.
Além do estupefaciente, foram apreendidos quatro automóveis de gama alta e uma arma de fogo, com munições.
Os detidos, quatro homens de 34 a 44 anos e uma mulher com 31 anos de idade, de nacionalidade portuguesa e residentes na área do Grande Porto, foram presentes a primeiro interrogatório, tendo sido ordenada a prisão domiciliária para três e apresentações periódicas para os restantes.
Leia Também: GNR detém suspeito por tráfico de droga em Quarteira