Já foram realizados mais de 20 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19, desde o início da pandemia. Segundo a Task Force da Testagem, "estes dados demonstram uma evolução muito positiva da capacidade de testagem no país, através do Serviço Nacional de Saúde, em colaboração com a academia e entidades privadas (laboratórios, farmácias, clínicas e outras entidades)". A marca foi alcançada a 4 de novembro de 2021.
Em comunicado enviado às redações, é referido que "em 2021, foram já efetuados mais de 70% do total de testes de diagnóstico realizados desde o início da pandemia", o que dá "uma média de cerca de 48 mil testes por dia".
Só durante o mês de outubro deste ano foram feitos "cerca de 1,25 milhões de testes de diagnóstico, com uma média diária de mais de 40 mil testes", fazendo a ressalva de que os "dados não incluem os autotestes".
Sobre a tipologia dos testes, a Task Force explica na nota que houve "cerca de 14,3 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 5,7 milhões de TRAg de uso profissional" a serem feitos no total..
"A Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2, norteada por uma finalidade clínica e de Saúde Pública, mantém-se como um importante pilar da monitorização e controlo da transmissão da infeção por SARS-CoV-2 e na gestão da pandemia", recordam.
Leia Também: Covid-19: Vacinas nasais "podem ser mais eficazes do que injeções"