Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Trabalhadoras de IPSS de Odivelas protestam contra horário de trabalho

As trabalhadoras do apoio domiciliário do Centro Comunitário Paroquial de Famões, em Odivelas, acusam a direção da IPSS de lhes atribuir uma "carga horária excessiva" e manifestam-se hoje para reivindicar uma mudança nas escalas de trabalho.

Trabalhadoras de IPSS de Odivelas protestam contra horário de trabalho
Notícias ao Minuto

09:05 - 11/11/21 por Lusa

País protesto

A ação, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFOSSRA), vai decorrer a partir das 17:00 em frente à sede do Centro Comunitário Paroquial de Famões (CCPF).

Em declarações à agência Lusa, a sindicalista Helena Martins, do STFOSSRA, referiu que foi imposto, "unilateralmente", a partir de 01 de outubro, às 18 trabalhadoras que prestam apoio domiciliário na CCPF "uma carga horária excessiva", situação que está a causar "bastante descontentamento".

"Após meses de trabalho em condições adversas, devido à pandemia, as trabalhadoras viram-se surpreendidas com a continuação de horários com cargas excessivas. São horários de trabalho de 12 horas diárias, com apenas um dia de descanso semanal", apontou, referindo que as funcionárias chegam a trabalhar 47 horas por semana.

Nesse sentido, a sindicalista acusou a direção da IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) de estar a ter uma atitude "inflexível e de insistência", sublinhando que esta situação já levou a uma redução em quase 50% da equipa de trabalho, uma vez que cinco trabalhadoras se encontram de baixa e duas pediram a demissão.

Por seu turno, contactado pela Lusa, o diretor executivo do CCPF, Juvenal Baltasar, negou que a direção do CCPF esteja a ser "inflexível", uma vez que "já apresentou quatro escalas diferentes às trabalhadoras, tendo em conta os pedidos feitos por elas [trabalhadoras]".

"Tivemos reuniões com os sindicatos e já apresentamos quatro escalas diferentes. Houve necessidade de aumentar em duas horas o horário de trabalho, para fazer face às necessidades do atendimento domiciliário, mas está tudo de acordo com a lei", sublinhou.

Juvenal Baltasar referiu que já recebeu a visita da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), a quem comunicou as escalas de trabalho das funcionárias.

O responsável negou ainda que as funcionárias tenham apenas um dia de descanso semanal, ressalvando que há dias com menos horas de trabalho e assegurou que a IPSS "está a respeitar a carga horária das 37 horas semanais".

O Centro Comunitário Paroquial de Famões dispõe de dois polos no concelho de Odivelas, distrito de Lisboa.

Leia Também: IPSS do Porto temem ter de despedir e parar apoios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório