De acordo com informações disponibilizadas pelo Agrupamento de Escolas de Murça, no distrito de Vila Real, foram comunicados 10 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, concretamente sete alunos, dois professores e um assistente operacional.
Como medida de prevenção contra a propagação da covid-19 e por decisão da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão Douro I, foram colocados em isolamento 174 alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos.
O centro escolar está, neste momento, a funcionar com alguns alunos do pré-escolar, tendo ido para casa seis turmas do 1.º ao 4.º anos de escolaridade.
Contactado pela agência Lusa, o diretor do Agrupamento de Escolas de Murça, José Alexandre, referiu hoje que todos os alunos dos 1.º e 2.º ciclos estão em regime de ensino à distância.
O responsável referiu que, na quinta-feira, foi realizado um rastreio e acrescentou que o número de casos "não se alterou", o que significa que a "situação está a estabilizar".
Agora, explicou, vai ser cumprido o período de isolamento que foi determinado.
Os alunos foram sendo enviados para casa de forma gradual desde segunda-feira, dia 08 de novembro.
António Marques, vice-presidente da Câmara de Murça, disse que o município está a acompanhar a situação com "proximidade total" com o agrupamento de escolas, a saúde pública e o ACES.
"Todas as medidas estão a ser tomadas em partilha, sendo que o município não acrescenta nem retira nada daquilo que são as orientações da Direção-Geral da Saúde e da saúde pública", salientou.
A covid-19 provocou pelo menos 5.071.273 mortes em todo o mundo, entre mais de 251,37 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.231 pessoas e foram contabilizados 1.102.438 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Leia Também: Docentes duvidam que todos os alunos consigam recuperar aprendizagens