As autoridades de saúde estão preparadas para um eventual aumento de casos de Covid-19 no país, garantiu esta sexta-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
António Lacerda Sales indica que todos os hospitais vão enviar os planos de contingência até ao final do ano.
"Já planeámos e pedimos os planos de contingência de todos os hospitais e também todas as escalas de urgência e internas", anunciou. "Portanto planificámos, ao nível das instituições de saúde, nomeadamente dos hospitais, para podermos estar preparados para um eventual crescimento de casos."
O responsável apelou ainda ao "esforço de todos" para dar cumprimento ao plano de vacinação contra a gripe e com doses de reforço contra a Covid-19 aos grupos de risco.
"As duas doses foram essenciais para darmos um passo em frente no regresso à normalidade. Esta terceira dose, bem como a vacinação contra a gripe sazonal, é para não darmos um passo atrás", afirmou, numa conferência de imprensa sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a gripe sazonal.
Para o secretário de Estado, se hoje "Portugal é um caso de sucesso no que toca à vacinação, deve-o aos portugueses que confiaram e confiam no Serviço Nacional de Saúde" e aos "profissionais de saúde que nunca baixaram os braços".
A pandemia, porém, não acabou e temos de continuar a ter uma atitude preventiva", indicou. "Continuamos a precisar do esforço de todos."Lacerda Sales destaca ainda que "tivémos uma campanha de vacinação sem precedentes na nossa história", mas diz que agora "estamos noutra fase, em que a vacinação não acontece de forma massiva".
Ainda assim, refere, "estamos a fazer todos os esforços para chegar a todos e não deixar ninguém para trás".
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou ainda que o reforço da vacinação dos profissionais do setor social e dos bombeiros que transportam doentes vai começar no dia 22 de novembro.
Antes disso, começam a ser vacinados os profissionais de saúde, a partir da próxima segunda-feira.
Reveja aqui a conferência de imprensa sobre a campanha de vacinação na íntegra:
Leia Também: Profissionais do setor social e bombeiros começam a ser vacinados dia 22