"Nós trabalhamos em parceira e é fundamental custear o esforço que esta instituição faz e, sobretudo, aplicar o dinheiro dos contribuintes num trabalho social que é decisivo para o presente e para o futuro", disse Miguel Albuquerque.
O presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP) falava na inauguração da Unidade São Camilo de Lellis, integrada na Casa de Saúde Câmara Pestana, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, no Funchal.
Albuquerque indicou que o apoio diário concedido pelo Governo Regional à Casa de Saúde Câmara Pestana vai passar de 47 euros para 48,5 euros e, por outro lado, a ajuda ao Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família vai passar de 83,7 euros para 86 euros por dia.
"Eu não encaro a velhice e as doenças degenerativas inerentes à velhice como uma fatalidade, acho que é um bem, porque o aumento da esperança de vida é uma benesse da nossa sociedade", disse, reforçando: "A maior bênção que podemos ter é viver muito tempo e, sobretudo, viver muito tempo com dignidade".
A Unidade São Camilo de Lellis, uma unidade de longa duração e manutenção, tem uma lotação de 22 camas e está incluída na Rede Regional de Cuidados Integrados.
Os 22 utentes internados nesta unidade exigem um grande apoio e reabilitação devido às suas dependências, sendo que seis são totalmente dependentes, três de elevada dependência, oito de moderada dependência e cinco de leve dependência.
A equipa afeta aos cuidados é composta por uma médica de medicina interna, um enfermeiro de reabilitação, outros enfermeiros, ajudantes de enfermaria, uma assistente social, uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional, uma animadora cultural, uma fisiatra e um fisioterapeuta.
A remodelação do edifício que acolhe a Unidade de São Camilo de Lellis custou cerca de 1,2 milhões de euros e contou com um apoio do Governo Regional na ordem dos 635 mil euros.
Leia Também: Madeira avança com novas medidas de contenção e controlo de não vacinados