Cerca de 240kg de amêijoa japónica foram apreendidos no estuário do rio Tejo, na zona da Moita, no dia 30 de novembro. O anuncio foi feito hoje pelo Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa, que se encontrava numa ação de fiscalização da atividade de captura e transporte de bivalves.
Segundo as autoridades, “foi detetada e monitorizada uma embarcação de recreio em plena atividade de captura de bivalves com recurso a uma arte de pesca denominada ‘ganchorra’, cuja utilização é proibida no estuário do rio Tejo”.
Os bivalves capturados foram, depois, “acondicionados numa viatura, que foi intercetada e fiscalizada pelos elementos da Polícia Marítima”, acrescentam.
Os cerca de 240kg de amêijoa japónica não tinham a devida documentação nem condições sanitárias para o seu transporte e manuseamento, resultando na sua apreensão e libertação, por ainda se encontrar viva.
Foram ainda apreendidas a embarcação de recreio, a arte de pesca utilizada na captura dos bivalves e a viatura que os transportava.
Leia Também: Resgatado surfista em dificuldades na praia da Barra em Aveiro