O Governo decidiu reajustar o calendário escolar devido à atual evolução da pandemia e a crescente variante Ómicron. Assim sendo, o segundo período de aulas irá começar no dia 10 de janeiro, em vez da data prevista 3 de janeiro.
Este adiamento será aplicado em todos os níveis de ensino público e privado, incluindo creches, ATL (atividades de tempos livres) e congéneres, segundo podemos ver no despacho do Governo publicado esta terça-feira.
Pode ler aqui o despacho que confirma esta alteração no calendário escolar.
Este adiamento do início das aulas em uma semana vai ser compensado no Carnaval, com a redução de dois dias das férias nesta altura. As férias vão agora acontecer apenas no dia 1 de março.
Já na Páscoa, a interrupção vai reduzir três dias em abril, começando esta interrupção a 11 de abril e não 6 de abril e terminando a 18 de abril.
No que diz respeito ao terceiro período, este fica inalterado e começa a 19 de abril acabando a 7 de junho para o 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, a 15 de junho para o 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade e 30 de junho para os alunos da educação pré-escolar e 1.º ciclo.
Nessa semana, vão estar também encerradas as discotecas e bares, e o teletrabalho será obrigatório.
Consulte aqui o documento: Calendário Escolar
Leia Também: Devolver subsídio de Natal? Tutela fala em "número residual de docentes"