António Lacerda Sales divulgou que existe já um “bom indicador” em relação ao número de crianças de 10 e 11 anos com autoagendamento para a vacina contra a Covid-19. São cerca de 30 mil os autoagendadas registados, segundo o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde que confessou acreditar que “até ao próximo sábado muitas mais, com certeza, se vão agendar”.
António Lacerda Sales explicou que “cada faixa etária andará entre os 80 e os 100 mil, normalmente, e, portanto, fazendo a conta dos 5 aos 11 anos serão um total cerca de 600 mil, mas variando obviamente de faixa para faixa”.
Relembra que a Ómicron foi declarada pela Organização Mundial de Saúde como variante de preocupação e que demonstra “uma maior transmissibilidade”. Como tal, refere que estes fatores poderão indicar “que possa vir a ser de transmissão comunitária”.
Assim, admite que é necessário “reforçar um conjunto de atitudes e de comportamentos que hoje já temos, nomeadamente o reforço da vacinação, reforço da testagem, reforço obviamente das máscaras que utilizamos, do distanciamento social e também controle de fronteiras”, esclarecendo que estas são medidas “que têm cerca de 14 dias, sensivelmente”.
Quanto aos internamentos por Covid-19 que se registam em Portugal, Sales afirma que ao dia de hoje “são cerca de mais 2% do que eram a semana passada, cerca de 800 pessoas em internamento convencional e cerca de 140 em unidades de cuidados intensivos”, dado que revela “uma baixa residual em relação ao aumento da semana passada”.
Para o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde as medidas impostas no país “estão a proteger o Serviço Nacional de Saúde, estão a proteger os nossos profissionais e as nossas instituições de saúde”.
Leia Também: Maiores de 50 anos vão receber terceira dose de vacina