Portugal alcançou esta terça-feira, dia 14 de dezembro, um total de 23.124.747 milhões de testes à Covid-19 realizados desde o início da pandemia, aproximadamente 15,7 milhões de testes TAAN/PCR e cerca de 7,4 milhões de Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional. Um marco assinalado pela Task Force da Testagem num comunicado enviado esta quinta-feira às redações.
Em apenas oito dias, realça a nota, "o país voltou a ultrapassar a marca de 1 milhão de testes, dos quais mais de 700mil (66%) foram TRAg de uso profissional". Os dados não incluem os autotestes.
Segundo dados da Task Force da testagem, entre 1 e 14 de dezembro, realizaram-se mais de 1,7 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19, com uma média diária superior a 123mil testes. Destes, perto de 600 mil foram TAAN/PCR e mais de 1,1 milhões foram TRAg de uso profissional.
10 de dezembro, o dia com mais testes
Desde o início do mês, Portugal registou números de testagem diária superiores a 100 mil testes em 10 dos 14 dias já contabilizados, sendo o dia 10 de dezembro aquele em que, até à data, mais testes foram realizados: 197.718.
De sublinhar que os testes rápidos de antigénio feitos nos laboratórios e farmácias aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos a partir de 19 de novembro, uma medida que abrange agora toda a população (com quatro testes gratuitos por mês, a cada utente) e que vigora, pelo menos, até 31 de dezembro.
Leia Também: AO MINUTO: Agendamento disponível para 9 anos; EUA aumentam despesa