António Costa falava em conferência de imprensa, no Palácio Nacional da Ajuda, após o Governo ter estado esta manhã reunido em Conselho de Ministros extraordinária para adoção de novas medidas de prevenção e combate à pandemia da covid-19.
Perante os jornalistas, o líder do executivo disse que antes do Conselho de Ministros de hoje teve "a oportunidade de falar com o Presidente da República" e procedeu "à informação e audição dos partidos" com representação parlamentar.
Uma audição com os partidos que, segundo António Costa, foi feita por via telefónica.
Interrogado sobre a recetividade dos partidos em relação às novas medidas, o primeiro-ministro referiu que na segunda-feira esteve várias horas em viagem de regresso a Lisboa, depois de ter visitado as tropas portuguesas na República Centro Africana.
"Na escala, no sul da Argélia, consegui fazer alguns contactos e outros foram feitos pelo secretário de Estado [dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro], justificou.
Segundo António Costa, na generalidade, os partidos "registaram" o conjunto de novas medidas que o Governo agora anunciou e "um deles", que não identificou, deu até "algumas sugestões" ao executivo.
"Esperamos que os partidos se unam, assim como temos feito essencialmente ao longo deste tempo, em torno deste objetivo comum a todos: Combater a pandemia e prevenir novas infeções", acrescentou.
Leia Também: AO MINUTO: "Este ainda não é o novo Natal normal"; Costa apela aos testes