A meteorologia - ao contrário da Covid-19 e das restrições que estarão em vigor - está ao lado dos foliões que pretendem passar o ano fora de casa. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no dia 31 de dezembro, no continente, o céu vai estar "em geral pouco nublado".
O vento soprará "fraco a moderado" e a neblina ou nevoeiro ocorrerá pela manhã, "podendo persistir em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta".
Haverá ainda a possibilidade de "formação de geada no interior Norte e Centro", assim como uma pequena "descida da temperatura mínima no interior Norte."
O cenário é, contudo, um pouco diferente nos Açores. Na próxima sexta-feira pode esperar "céu muito nublado com abertas" para a tarde e o final do dia nos três grupos do arquipélago.
No dia 31, os açorianos poderão ainda contar com períodos de chuva e aguaceiros. O vento será "fresco a muito fresco" nos grupos ocidental e central e "muito fresco a forte" no oriental.
E as temperaturas?
No dia 31, o IPMA prevê tempo ameno, que se manterá igualmente no primeiro dia do ano. Em Lisboa, na sexta-feira espere mínimas de 10ºC, com as máximas a chegarem aos 19ºC. Já no Porto, estas irão variar entre os 11ºC e os 21ºC (com possibilidade de aguaceiros no início de 2021). Faro estará, dias 31 e 1, com temperaturas entre os 12ºC e os 20ºC.
Em Bragança, um distrito onde tipicamente o frio se faz sentir com grande intensidade nesta altura do ano, a mínima ficará pelos 5ºC, mas a máxima pode ir até aos 15ºC. Viana do Castelo é outra das cidades onde a chuva poderá aparecer em 1 de janeiro, mas com temperaturas agradáveis - mínima de 12ºC e máxima de 18ºC.
Passando para a Madeira, a passagem de ano será feita com temperaturas entre os 18ºC e os 24ºC. Nos Açores, apesar da chuva, as máximas manter-se-ão a rondar os 16ºC.
Mas recorde as restrições...
O acesso a restaurantes no período da passagem de ano está dependente da apresentação de resultado negativo de teste à Covid-19, ou autoteste feito à entrada. A exigência de apresentação de comprovativo de realização de teste é dispensada para a permanência dos clientes em esplanadas abertas.
Em 31 de dezembro e 1 de janeiro, passa a ser obrigatória a apresentação de teste negativo também em eventos, está proibido o consumo de álcool na via pública e os ajuntamentos com mais de dez pessoas.
Antecipadas medidas para conter a pandemiahttps://t.co/DG85Yu8S4s
— República Portuguesa (@govpt) December 21, 2021
Leia Também: AO MINUTO: Índia com novos fármacos; Teste negativo nos restaurantes