Afinal, é necessário teste negativo para aceder a eventos culturais

Direção-Geral da Saúde esclareceu que versão publicada das Orientações que clarificam regras de acesso a estes eventos não estavam "atualizadas". Tratou-se de um "lapso".

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
29/12/2021 07:27 ‧ 29/12/2021 por Notícias ao Minuto

País

Covid-19

Afinal, é necessária a apresentação de um teste negativo para entrar em eventos culturais até ao dia 2 de janeiro. O esclarecimento foi feito, esta madrugada, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), após ter sido revelado que o certificado de vacinação seria suficiente para o acesso. 

"A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclarece que, entre os dias 25 de dezembro e 2 de janeiro, o acesso a eventos de natureza cultural implica a apresentação de um comprovativo de realização laboratorial de teste ou a realização de teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste (colheita nasal), nos termos da Circular Informativa Conjunta 011/DGS/INFARMED/INSA/100.20.200, com resultado negativo", pode ler-se na nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

E a Autoridade para a Saúde explica o "lapso": "Foi publicada uma versão da Orientação 028/2020, que não estava atualizada nos pontos 16 e 17, e da Orientação 014/2021, no ponto 14, que clarificam as regras de acesso a estes eventos, e que entretanto já foram substituídas no site da DGS".

Pode ler aqui a Orientação corrigida

Recorde-se que, erradamente, tinha sido revelado pela DGS que bastava certificado de vacinação para ter acesso a eventos culturais. Esta atualização diferia do que ficou decidido na semana passada em reunião de Conselho de Ministros.

Em 21 de dezembro, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o acesso a eventos culturais e desportivos passava a depender da apresentação de teste negativo à Covid-19, desde as 00h00 de sábado e até 9 de janeiro, independentemente do número de espectadores.

[Notícia atualizada às 07h33]

Leia Também: Basta certificado de vacinação para acesso a eventos culturais

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas