O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), a maior unidade de saúde dos Açores, informou na sua página oficial na rede social Facebook que, "na sequência da evolução epidemiológica da pandemia da covid-19 na ilha de São Miguel, e após parecer" da comissão técnica de monitorização da covid-19 do hospital, foi determinada "a suspensão das visitas aos utentes internados".
A unidade de saúde justifica ainda a decisão com a "salvaguarda da segurança de todos os doentes", alertando estar salvaguardada "a presença do acompanhante na pediatria, neonatologia, cuidados paliativos, bloco de partos e obstetrícia", assim como "outras situações presentes na lei, mediante apresentação de teste de rastreio ao SARS-CoV-2 negativo".
"Esperamos o ultrapassar desta fase da pandemia para retornarmos ao que até aqui tínhamos como política de visitas, recordando que, no HDES, as mesmas foram retomadas muito antes da generalidade dos Hospitais nacionais", refere ainda aquela unidade de saúde.
De acordo com o boletim de hoje da Autoridade de Saúde dos Açores os Açores têm 34 pessoas internadas com covid-19, mais uma do que na quinta-feira.
Em São Miguel estão a maioria dos internados, com 26 pessoas no Hospital do Divino Espírito Santo, dos quais sete em cuidados intensivos.
Na quinta-feira o diretor regional da Saúde, Berto Cabral, disse que, naquele hospital, tinha sido aberta "mais uma enfermaria com 26 camas para eventual necessidade de serem internadas mais pessoas" com covid-19, revelou.
O responsável indicou ainda que os centros de saúde de quatro ilhas nos Açores (São Miguel, Pico, Faial e Terceira) reduziram a atividade assistencial devido ao aumento de casos de infeção por SARS-CoV-2 e ao reforço de vacinação e testagem.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 543 novos casos de covid-19, havendo ainda a registar um óbito e mais 225 recuperações, segundo o comunicado da Autoridade de Saúde Regional.
O arquipélago regista presentemente 3.469 casos ativos, sendo 2.337 em São Miguel, 545 na Terceira, 262 no Faial, 197 no Pico, 58 em Santa Maria, 41 nas Flores, 22 em São Jorge, quatro no Corvo e três na Graciosa.
A região contabiliza 54 óbitos associados à covid-19 desde o início da pandemia.
Leia Também: Mais 40.090 casos e 34 mortes nas últimas 24 horas