AO MINUTO: Pico da quinta vaga atingido?; Pfizer pede para vacinar bebés

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Notícia

© Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto
01/02/2022 07:50 ‧ 01/02/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Covid-19

O autoagendamento da vacina contra a Covid-19 está agora disponível para quase toda a população, tanto para maiores de 18 anos como para crianças entre os cinco e os onze anos de idade.

O país registou esta terça-feira mais mais 50.888 casos e mais 63 mortes, o maior número de óbitos desde 23 de fevereiro de 2021.

A Dinamarca levantou todas as restrições relativas à Covid-19, incluindo o uso de máscara, esperando que a alta taxa de vacinação ajude a superar o crescente número de casos. Também a Finlândia levantou grande parte das medidas, mantendo apenas o isolamento para pessoas fora do espaço Schengen e restrições de horários de estabelecimentos que sirvam refeições ou que vendam álcool.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h08 -  Boa noite! Termina aqui mais um registo de atualização de informação sobre a pandemia da Covid-19. Na manhã desta quarta-feira será criado um novo registo para que possa ficar a par de tudo o que se passa no país e no mundo.

00h05 - Tonga com transmissão comunitária da Covid-19 pela primeira vez

Tonga prepara-se para entrar em isolamento após terem sido detetados dois casos positivos de Covid-19. A medida entra em vigor na quarta-feira à noite e surge numa altura em que o país recupera de uma erupção vulcânica e de um tsunami registados no início do ano.

23h51 - Matemático acredita que Portugal já atingiu o pico da quinta vaga

O matemático Óscar Felgueiras indica que Portugal atingiu o pico da quinta vaga da Covid-19 na semana passada, a 25 de janeiro. Em entrevista à Renascença, o docente do departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), diz que "o número maior de casos terá sido registado no dia 25 de janeiro"

23h30 - Falta de confiança política e social alimentou pandemia
 
Os baixos níveis de confiança política e social e os elevados índices de corrupção governamental estão "fortemente relacionados com as mais altas taxas de infeção de covid-19 em todo o mundo", conclui um estudo divulgado hoje.

23h16 - Linhagem BA.2 da Ómicron detetada em 57 países, revela OMS

A linhagem BA.2 da variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2, que estudos indicam ser mais contagiosa do que a forma original - a BA.1 - e com capacidade de infetar pessoas vacinadas, já foi registada em 57 países, revelou esta terça-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

23h14 - Pfizer pede autorização de emergência de vacina a partir dos seis meses

A Pfizer e a BioNTech pediram autorização à Food and Drug Administration (FDA) de uso de emergência para a vacina contra a Covid-19 de duas doses para crianças entre os seis meses e os cinco anos.

22h42 - Brasil contabiliza quase mil mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

O Brasil registou esta terça-feira 193.465 casos de Covid-19 e 929 vítimas mortais, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro. Há quatro meses que não havia tantas mortes. Os números de infeções e óbitos aumentaram depois de três dias consecutivos a descer. Em relação a ontem, contabilizaram-se mais 115.518 casos e 645 mortes. 

22h15 - Itália começa a multar pessoas com mais de 50 anos não vacinadas 

Depois de ter sido aprovada, no início do mês, a obrigatoriedade de vacinação contra a Covid-19 para maiores de 50 anos, entrou esta terça-feira em vigor em Itália. Há apenas duas exceções: para quem tenha estado infetado recentemente com o vírus SARS-CoV-2 e para quem tenha atestado médico.

20h35 - Dose de reforço em Casa aberta disponível para maiores de 30

A modalidade Casa Aberta passou hoje a estar disponível para os cidadãos com 30 ou mais anos que tenham completado o esquema vacinal primário contra a Covid-19 há 150 ou mais dias, "mantendo-se também para as pessoas com 18 ou mais anos que foram vacinadas com a vacina da Janssen há 90 ou mais dias", informa o comunicado dos SPMS. 

20h03 - Noruega levanta restrições contra a Covid-19 apesar do aumento de casos

O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Stoere, anunciou esta terça-feira que o país vai eliminar a maioria das restrições ainda em vigor para combater a pandemia de Covid-19. A medida tem efeitos imediatos.

19h21 - Espanha ultrapassa os 10 milhões de contágios desde o início da pandemia

Espanha ultrapassou esta segunda-feira os 10 milhões de casos de Covid-19 registados desde o início da pandemia, ao contabilizar 77.873 contágios nas últimas 24 horas. Segundo dados do Ministério da Saúde espanhol, morreram mais 408 pessoas.

19h13 - França conta com mais 416.896 casos de Covid e 382 mortos

França soma esta terça-feira mais 416.896 casos de Covid-19 e 382 mortos nas últimas 24 horas, de acordo com as autoridades públicas franceses. Há ainda 32.894 pacientes atualmente hospitalizados, dos quais 3.917 chegaram nas últimas 24 horas. 

19h05 - Linhagem BA.2 da variante Ómicron com circulação reduzida em Portugal
 
A linhagem BA.2 da variante Ómicron, detetada pela primeira vez em Portugal no final de dezembro, tem aumentado de frequência, mas os últimos dados indiciam uma circulação comunitária reduzida, anunciou hoje o INSA.

18h45 - Surto em lar da Misericórdia de Évora com "curva descendente" de casos
 
O surto de covid-19 no Lar Recolhimento Ramalho Barahona, da Santa Casa da Misericórdia de Évora, que infetou 88 utentes com o SARS-CoV-2, está em "curva descendente" de casos ativos, disse hoje o provedor da instituição.

18h30 - Portugal perto de atingir 5 milhões de pessoas com dose de reforço

Portugal está muito perto de atingir a meta dos 5 milhões de pessoas com dose de reforço contra a Covid-19, somando nas últimas 24 horas mais 62.095 inoculações de reforço, num total de 4.994.364 cidadãos com a vacinação adicional, segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

18h11 - Dinamarca é o primeiro país da UE a eliminar maioria das restrições
 
A Dinamarca tornou-se hoje o primeiro dos países da União Europeia a eliminar a maioria das restrições destinadas a combater a pandemia de covid-19 por considerar que já não se trata de uma "doença socialmente crítica".  

18h05 - Reino Unido com mais de 112 mil casos e 219 óbitos nas últimas 24 horas

O Reino Unido registou esta terça-feira 112.458 casos do vírus SARS-CoV-2 e 219 vítimas mortais, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico.

17h52 - Itália soma mais de 133 mil novos casos e 427 óbitos nas últimas 24 horas

Itália somou esta terça-feira mais 133.142 novos casos de Covid-19, mais do dobro dos infetados registados na véspera (ontem eram 57.715) e 427 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde italiano. 

17h50 - Paquistão lança campanha de vacinação porta a porta
 
O governo do Paquistão lançou hoje uma campanha porta a porta com o objetivo de inocular mais de 35 milhões de vacinas contra a covid-19, uma medida que procura ultrapassar a resistência pública à vacinação.

17h04 - Catalunha volta à vida noturna e elimina quarentena escolar

A Catalunha, comunidade autónoma espanhola, decidiu acabar com as restrições mais pesadas que ainda vigoravam e o regresso à vida noturna vai acontecer como antes da pandemia. A partir de dia 11 de fevereiro, não há limites de lotação, de horário ou necessidade de apresentação do certificado Covid nas discotecas.

16h48 - Ómicron. BA.2 não aparenta ser mais grave do que a original

A sublinhagem BA.2 da variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2 não aparenta ser mais severa do que a sua forma original - a BA.1 - considerou esta terça-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

16h40 - É prematuro para qualquer país "declarar vitória" ao coronavírus, diz OMS
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje ser prematuro que qualquer país "declare vitória" à pandemia, alegando que, desde o surgimento da variante Ómicron, já foram registadas mais de 90 milhões de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2.

15h53 - 'Casa Aberta' em Lisboa para maiores de 18 anos e estrangeiros residentes

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou esta terça-feira que o regime de 'casa aberta' estaria disponível para a dose de reforço de todos os adultos com mais de 18 anos. A modalidade também está disponível no pavilhão da FIL para os estrangeiros que "residam, trabalhem ou estudem na cidade".

15h39 - Depois do Canadá, protestos contra medidas Covid chegam à Austrália

Nos últimos dias, milhares de pessoas têm vindo a reunir-se no Canadá para protestar contra as medidas de combate à pandemia de Covid-19. A vacinação obrigatória, o uso de máscaras faciais e a imposição de confinamentos motivou os manifestantes a saírem às ruas como sinal de descontentamento.

15h31 - Diretor-geral da OMS sobre Dinamarca: "É prematuro declarar vitória"

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus, disse esta terça-feira que é "prematuro para qualquer país render-se ou declarar vitória" sobre a pandemia da Covid-19, segundo avança a Associated Press.

As declarações de Ghebreyesus surgem depois da Dinamarca se tornar no primeiro país da União Europeia a levantar todas as restrições, apesar do elevado número de casos causados pela variante Ómicron.

15h15 - Níveis baixos de determinados micronutrientes agravam prognóstico

Um estudo belga da Universidade de Gent revela que 60% dos doentes que morreram devido à Covid-19 demonstravam uma grave deficiência em micronutrientes, como o selénio e o zinco.

15h02 - Levantamento de restrições pode acontecer em fevereiro, diz Filipe Froes

O pneumologista Filipe Froes disse esta terça-feira que diz que “o que estamos a assistir na Dinamarca é uma situação de esperança", numa altura em que o país nórdico é o primeiro a levantar todas as medidas de prevenção contra a Covid-19.

Em entrevista à CNN Portugal, o coordenador do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos para a Covid-19 acredita que é "possível e previsível" que Portugal siga o mesmo caminho e levante restrições "provavelmente na segunda quinzena de fevereiro"

14h57 - Airbus. Pedido apoio de 3,7 milhões para trabalhadores despedidos

A Comissão de Orçamentos do Parlamento Europeu aprovou (PE) hoje um pedido de França para apoio de 3,7 milhões de euros destinado a 297 trabalhadores despedidos da 'gigante' aeronáutica europeia Airbus, visando formação e incentivo ao emprego próprio.

14h38 - António Costa testa positivo à Covid-19

António Costa testou positivo à Covid-19. O primeiro-ministro entra em isolamento, dois dias depois de celebrar a vitória nas eleições legislativas.

Num comunicado enviado às redações, o gabinete do primeiro-ministro diz que "o resultado foi já confirmado por um teste antigénio" e que Costa "está sem sintomas".

14h30 - Portugal regista maior número de mortos num só dia desde fevereiro de 2021

Portugal soma esta terça-feira mais 50.888 casos e mais 63 mortes relacionadas com a Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados publicados esta terça-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

Os 63 óbitos de hoje são o maior número de mortos em 24 horas desde 23 de fevereiro de 2021, há quase um ano.

14h05 - Ómicron: Risco de trombose é real, alertam médicos espanhóis

Há uma ligação entre a infeção pela variante Ómicron e surgimento de tromboses. Segundo a Sociedade Espanhola de Trombose e Hemostase, o risco é de 5% em doentes assintomáticos, revela o El Economista

12h52 - Açores com 1.480 novos casos e dois óbitos

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 1.480 novos casos de Covid-19 e dois óbitos, tendo o arquipélago 13.793 infeções ativas, segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde.

12h31 - AHRESP defende apoios para empresas com trabalhadores em isolamento

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu esta terça-feira que devem ser atribuídas "medidas de compensação" às empresas obrigadas a fechar por terem trabalhadores infetados com a Covid-19.

12h22 - Arcebispo italiano condena apelos à desobediência pela polícia

O arcebispo militar de Itália, Santo Marciano, atacou novamente um outro arcebispo, negacionista, acusando-o de incitar à insubordinação entre as forças armadas e a polícia no que toca ao seu papel na aplicação das leis relacionadas com a Covid-19.

12h06 - CHUC desvenda novas pistas sobre duração da imunidade vacinal

"A resposta imune é muito mais forte em indivíduos recuperados da infeção após uma dose de vacina, do que em indivíduos naïve [sem nunca terem estado infetados] após a toma de duas doses". É esta uma das conclusões do estudo realizado pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) quanto à duração da resposta do sistema imunitário às vacinas contra a Covid-19, que desvendou novas pistas sobre a eficácia das mesmas."

11h45 - OMS entre os nomeados para o Nobel da Paz

Acabou o prazo para as nomeações para o Prémio Nobel da Paz de 2022 e a Organização Mundial da Saúde está entre os nomeados, depois de dois anos em que a agência da ONU ganhou protagonismo durante a pandemia da Covid-19.

À Al-Jazeera, o diretor do Instituto da Pesquisa da Paz de Oslo, na Noruega, disse que "a OMS vai ser provavelmente discutida pelo comité para o prémio deste ano".

11h23 - Reino Unido atinge as 180 mil mortes, mas mortalidade cai

O Reino Unido atingiu esta terça-feira as 180 mil mortes por Covid-19, depois de registar 1264 entre Inglaterra e País de Gales ao longo da semana que terminou no dia 21 de janeiro. Os dados do instituto nacional de estatísticas britânico demonstram que a mortalidade está a baixar, mas a Covid-19 continua a representar mais de 10% de todas as mortes nestes dois países do Reino Unido.

10h53 - Planeta mais protegido se países ricos doassem 50% das vacinas

O planeta estaria melhor protegido contra as novas variantes do SARS-CoV-2 e haveria substancialmente menos mortes em países de baixo e médio rendimento se as nações ricas doassem metade das doses de vacinas que adquiriram para travar a propagação da doença, revela uma nova investigação, citada pelo The Guardian.

10h30 - Lionel Richie cancela digressão europeia incluindo data em Portugal

O cantor norte-americano Lionel Richie cancelou a digressão europeia, incluindo o concerto que estava previsto para julho no festival CoolJazz, em Cascais, anunciou a promotora. "Como a covid-19 e as suas variantes continuam a impactar o mundo, decidi adiar minha 'tour' europeia agendada para este verão", afirmou o músico em comunicado.

10h19 - Primeiro-ministro australiano admite que foi "demasiado otimista" com a variante Ómicron

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, assumiu esta terça-feira que o seu governo estava demasiado otimista sobre a variante Ómicron, esperando que a vacinação resolvesse o problema das infeções. 

10h08 - Portugal alcança as cinco milhões de doses de reforço contra a Covid-19

O país atingiu esta terça-feira as 5 milhões de doses de reforço contra a Covid-19. Numa nota enviada à comunicação social, a Direção-Geral da Saúde informa que, destes 5 milhões de doses, foram administradas "aproximadamente 2,1 milhões a pessoas com 65 ou mais anos".

9h50 - Na cauda da vacinação da UE, Roménia atinge novo máximo de novos casos

A Roménia registou esta terça-feira mais 40.018 novos casos de Covid-19, o maior valor de novos casos diários desde o início da pandemia. A variante Ómicron tem sido difícil de ultrapassar no país, devido à baixa vacinação: a Roménia é segundo país da União Europeia com pior taxa de vacinação (41%), atrás da Bulgária.

9h12 - China deteta 66 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 66 novas infeções por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, 27 das quais por contágio local. A China mantém uma política de "zero casos", que envolve a imposição de restrições nas entradas no país, com quarentenas de até três semanas, e testes em massa e medidas de confinamento seletivas quando um surto é detetado.

9h01 - Rússia regista novo máximo diário de novos casos

A Rússia voltou a bater o recorde de novos casos em 24 horas, com a variante Ómicron a continuar a afetar uma população ainda pouco vacinada. Foram registados esta terça-feira mais de 125 mil novos casos de Covid-19 e mais 663 mortes.

9h50 - O Ano Novo Lunar, celebrado em tempos de pandemia

O dia 1 de fevereiro marca o início do Ano Novo Lunar, uma das celebrações mais emblemáticas para a comunidade chinesa e para os cidadãos de outras regiões da Ásia Oriental. Este ano, o território de Hong Kong voltou a comemorar 'em grande' esta data especial, embora com alguns cuidados acrescidos, por causa da pandemia.

Notícias ao Minuto]© Reuters  

8h28 - Incidência acumulada na Alemanha atinge novo valor máximo

A incidência acumulada atingiu um novo máximo na Alemanha situando-se nos 1.206,2 casos do novo coronavírus em sete dias por 100 mil habitantes, de acordo com os dados atualizados pelo Instituto Robert Koch (RKI).

8h26 - Testes à Covid-19 em Lisboa? Saiba onde os poderá realizar

A Câmara Municipal de Lisboa já revelou as localizações e horários dos centros de testagem gratuita à Covid-19 para esta semana, de dia 31 de janeiro a 5 de fevereiro. A partir de hoje, dia 1 de fevereiro, há alterações no horário de funcionamento dos postos localizados nos mercados.

8h19 - Covid-19 nos Jogos Olímpicos é situação "controlável", garantem autoridades

As autoridades chinesas afirmaram esta terça-feira que a proliferação da Covid-19 nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim é uma situação "dentro do expectável e controlável". Segundo a Reuters, o Comité Olímpico registou 200 casos de Covid-19 desde o dia 23 de janeiro entre o círculo restrito de pessoas a quem foi permitida entrada aos recintos dos jogos.

8h00 - Vacina para menores de cinco anos poderá estar disponível em fevereiro

A vacina contra a Covid-19 para crianças com menos de cinco anos de idade a ser preparada por um consórcio de empresas composto pela Pfizer e BioNtech poderá estar disponível no final de fevereiro, segundo o The Washington Post.

7h54 - África do Sul acaba com isolamento para infetados assintomáticos

A África do Sul vai deixar de exigir o isolamento profilático a quem testar positivo mas não apresentar sintomas, depois do governo afirmar que a imunidade à doença estava a aumentar substancialmente. As escolas voltam a abrir esta terça-feira, sem distanciamento social pela primeira vez desde o início da pandemia.

7h44 - Dinamarca torna-se o primeiro país europeu a levantar todas as restrições

A Dinamarca torna-se, esta terça-feira, no primeiro país da União Europeia a levantar todas as restrições contra a Covid-19, apesar de o número de novos casos continuar muito elevado. O país sustenta a decisão com a alta taxa de vacinação, de acordo com o Guardian.

Também a Finlândia levantou quase todas as restrições, mantendo apenas o isolamento para cidadãos de países fora do espaço Schengen e restrições horárias a estabelecimentos que servem refeições ou que vendem álcool.

7h25 - Esta vacina produz mais anticorpos que outros imunizantes

O nível de anticorpos gerado pela vacina Butanvac é superior ao registado nas pessoas inoculadas com os restantes imunizantes, revelam os resultados preliminares de um estudo colocado na plataforma MedRXiv.

7h18 - Empresas já podem entregar pedidos de apoio à família relativos a janeiro
 
O prazo para os empregadores entregarem os pedidos de apoio excecional à família relativos à segunda semana de contenção, decretada em janeiro devido ao fecho das escolas, decorre entre hoje e o dia 10 deste mês.

7h06 - OMS alerta para aumento de resíduos e diz ser necessário melhorar gestão

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para a "necessidade extrema" de se melhorar a gestão de resíduos, face ao aumento de milhares de toneladas de resíduos médicos resultantes da pandemia de Covid-19.

7h00 - Bom dia! Damos início a mais um registo AO MINUTO de todos os desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no mundo.. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Autoagendamento para crianças; Menos casos e mortes no Brasil

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas