A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão, apanhou este domingo, dia 6 de fevereiro, 700 quilos de haxixe numa embarcação no Porto de Pesca da Fuseta, no concelho de Olhão.
De acordo com comunicado enviado às redações pela autoridade, a apreensão foi feita no âmbito da missão de vigilância, controlo e patrulhamento da costa e mar territorial da Unidade de Controlo Costeiro.
"O Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) detetou uma embarcação a navegar em ocultação de luzes e com um comportamento suspeito junto à Barra da Fuseta", detalha a nota da força.
Esta embarcação levantou suspeitas e, por isso, a Guarda foi acionada para o local "com o intuito de se proceder à abordagem da embarcação suspeita que, momentos depois, entrou no Porto de Pesca da Fuseta".
A embarcação foi intercetada e os suspeitos colocaram-se em fuga a pé ao se aperceberem da presença da GNR.
Dentro da embarcação estavam 20 fardos de haxixe, cerca de 700 kg do produto. "Após diligências policiais, a embarcação foi apreendida, bem como o produto estupefaciente", indica a autoridade.
Foi elaborado um auto de notícia e os factos remetidos ao Departamento de Investigação e Acão Penal (DIAP) de Faro.
De referir que a Unidade de Controlo Costeiro gere ainda o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), "que visa garantir a deteção, localização e identificação de ameaças no mar territorial, orla costeira e fronteira externa marítima da União Europeia".
Leia Também: Suspeito de tráfico de droga fere polícia ao tentar fugir em Lisboa