A Guarda Nacional Republicana (GNR) assinala hoje o Dia da Internet Segura com conselhos para navegar de forma segura. Numa publicação feita na rede social Facebook, a autoridade enumera alguns pontos-chave da segurança online começando pela palavra-passe.
"Crie passwords [palavra-passe] fortes e seguras", começam por alertar. No mesmo tema, a autoridade indica que estas devem ser mudadas ao longo do ano e não devem ser repetidas entre contas.
Outros dos conselhos são ter "o computador com antivírus atualizado" e limpar cache do computador.
Relativamente a compras online, aconselha a GNR a certificar-se que a "loja online é segura, procurando informações sobre a mesma na internet, nomeadamente se dispõe de endereço físico, número de telefone, email e fax". Apela também a que "desconfie sempre das ofertas demasiado atrativas, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado".
Outra das dicas é de se certificar de que "o site adota medidas de segurança para garantir a privacidade dos seus dados". Depois de comprar, "fique atento ao seu extrato bancário". Para saber se navega numa página segura, "confirme que o endereço começa por https://".
No âmbito deste Dia da Internet Segura, referir que existe uma linha de apoio, a Linha Internet Segura, que tem duas dimensões: prestar apoio a vítimas de cibercrime, bem como aconselhar os utentes na adoção de comportamentos seguros no uso da Internet (dimensão helpline) e disponibilizar uma plataforma de denúncia de conteúdos ilegais que estejam disponíveis na Internet, nomeadamente de pornografia infantil, apologia à violência e ao racismo (dimensão hotline).
Leia Também: Linha Internet Segura registou mais de 1.600 denúncias no ano passado