As quatro escolas de samba e os sete grupos de folia pertencentes ao Carnaval de Estarreja celebrarão de forma diferente este ano. Com os corsos cancelados, o município, em conjunto com a Associação do Carnaval, prepararam um programa alternativo.
A edição de 2022, que terá início a 18 de Fevereiro, contará com não só com concertos e espetáculos, mas como com oficinas e animações de rua.
No primeiro dia deste evento, os vencedores do Carnaval de 2020 – Grupo de Folia Os Viscondes e Escola de Samba Vai Quem Quer – ensinarão a construir adereços e figurinos.
"O avanço da Ómicron trocou as voltas ao Carnaval, com o cancelamento dos principais desfiles, mas Estarreja continua a celebrar o entrudo e lança o convite aos estarrejenses para se mascararem e decorarem as suas casas com flores, recuperando e reinventando a Batalha das Flores do início do século XX", pode ler-se em comunicado enviado pela Câmara Municipal de Estarreja.
O intuito das atividades é manter “vivo o espírito carnavalesco” e envolver “a cidade na folia”, mesmo sem a realização dos habituais desfiles carnavalescos. A autarquia destaca a animação nos dias 25 e 27, no centro da cidade, ou a Saudação aos Reis do Carnaval, que irá assinalar a noite das Marchas Luminosas.
O Cine Teatro será o palco dos espetáculos, com um cartaz em que figuram Tiago Nacarato com a Orquestra de Jazz de Estarreja (dia 19 às 21h30), "Contar a cantar, uma História de Carnaval (dia 26 às 22h30), João Seabra e Miguel 7 Estacas no espetáculo de 'stand up comedy' "Sorria, é Carnaval" (dia 27 às 17h00), e os brasileiros Carlinhos 7 Cordas e Branka, com Samba Lê Lê, no concerto "Clássicos do Samba" (dia 28 às 22h00).
Leia Também: Escolas de Samba congratulam-se com Carnaval na Figueira da Foz