A proposta para a realização deste protocolo, que será assinado entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, e a Força Aérea Portuguesa (FAP), foi aprovada na última reunião do executivo.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira (PS), explicou que este acordo com a FAP "é fundamental à execução do projeto de expansão do Parque Linear do Estuário do Tejo", que na cidade de Alverca do Ribatejo atravessa terrenos do Aeródromo do Complexo Militar.
"É uma zona militar. A Força Aérea autoriza o município a fazer a obra e as pessoas a utilizarem aquele espaço. É um acordo essencial para o crescimento ribeirinho da zona de Alverca", justificou o autarca.
Fernando Paulo Ferreira referiu que, como contrapartida, a Câmara de Vila Franca de Xira irá levar a cabo um conjunto de investimentos junto à zona militar, como a colocação de equipamentos de videovigilância e fazer reparações na vedação da infraestrutura.
Relativamente à concretização das obras de expansão do passeio ribeirinho de Alverca até ao Parque Linear do Forte da Casa, o autarca explicou que está previsto o lançamento de um novo concurso durante este semestre, depois do anterior ter ficado deserto.
"Lançámos um concurso, mas ele ficou deserto. Nesta altura ainda estamos a reavaliar valores", adiantou, estimando, contudo, um investimento de cerca de seis milhões de euros e um prazo de execução de um ano.
Depois da concretização deste percurso, a autarquia pretende ainda executar mais duas fases, até chegar à localidade de Alhandra.
"Os caminhos ribeirinhos são um marco importantíssimo na vida das pessoas pois são locais de descompressão urbanística, de contacto com o Rio Tejo e espaços indicados para lazer e atividade física", sublinhou.
Até ao momento, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira já executou 12 quilómetros de caminhos ribeirinhos, num total de 22 que interligam a margem direita do Tejo no município.
Leia Também: Força Aérea envolvida nas buscas de jovem desaparecido em Gaia