Em comunicado, o Comando Territorial dos Açores da GNR esclarece que, numa ação de fiscalização, a Secção Naval da Horta, no Faial, "detetou uma embarcação no exercício da pesca que não cumpria os limites de captura permitidos, cometendo assim uma infração".
Foi, por isso, "identificado um homem de 46 anos e apreendidos 37,5 quilos de pescado, sendo elaborado um auto de contraordenação".
Durante a mesma operação, foram detetados dois homens, de 46 e 32 anos, "no exercício da captura de lapas em período de defeso, sendo nesta altura proibida a sua captura".
"Os suspeitos foram identificados, tendo sido elaborados dois autos de contraordenação", acrescenta a GNR.
Já o Posto Territorial de Santa Cruz das Flores "detetou duas caixas de pescado que continham cerca de 18 quilos das espécies goraz imperador e safio, sem que tivessem a medida mínima estipulada por lei para serem comercializadas".
De acordo com a GNR, "foram identificados dois homens de 71 e 58 anos e elaborados dois autos de contraordenação".
Os autos de contraordenação foram remetidos à Inspeção Regional das Pescas (IRP), acrescenta a GNR.
O pescado apreendido foi entregue a instituições de solidariedade local e as lapas "foram devolvidas ao seu habitat natural por reunirem condições de sobrevivência".
A GNR alerta para "a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, e contribua para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas".
Leia Também: Resgatados os 22 tripulantes de navio que se incendiou ao largo do Faial