Cão morre em incêndio habitacional em Loures. Cadela e crias resgatadas

O proprietário da habitação não estava no local quando o incêndio deflagrou, tento ficado "bastante transtornado com o sucedido".

Notícia

© IRA - Intervenção e Resgate Animal

Notícias ao Minuto
23/12/2024 22:30 ‧ há 7 horas por Notícias ao Minuto

País

Loures

Um cão morreu na sequência de um incêndio que deflagrou numa habitação no Bairro de Santo António, em Loures, a 21 de dezembro. Uma cadela e duas crias recém-nascidas foram resgatadas e “estão bem”.

 

O alerta foi dado através dos Bombeiros Voluntários de Camarate, que contactaram o IRA - Intervenção e Resgate Animal para uma “ocorrência com animais feridos e mortos devido a um incêndio numa habitação”, disse o grupo, na rede social Facebook.

“Da habitação atingida pelas chamas, os bombeiros retiraram dois canídeos adultos e dois recém-nascidos, tendo um dos animais adultos entrado em paragem cardiorrespiratória. Um dos bombeiros iniciou manobras de reanimação mas infelizmente revelou-se irreversível, tendo falecido no local”, complementou.

A cadela e as crias, que “crias estavam visivelmente intoxicadas devido à inalação de fumos”, foram transportadas de urgência para um hospital veterinário protocolado.

O proprietário da habitação não estava no local quando o incêndio deflagrou, tento ficado “bastante transtornado com o sucedido”, de acordo com o IRA. A organização adiantou ainda que o indivíduo “ainda tentou entrar na habitação para salvar os seus animais, arriscando a sua própria vida”.

Depois de os animais terem sido transportados para um hospital veterinário, a unidade informou o detentor “que tudo seria realizado para salvar os três animais sem quaisquer custos para quem acabara de perder tudo na véspera de Natal”.

Além disso, a Proteção Civil Municipal de Loures também foi acionada para realojar o homem, já que a habitação não reunia condições.

Entretanto, no domingo, o IRA disse que “a cadela e os dois recém-nascidos que foram transportados para hospital veterinário sobreviveram e estão bem”.

“A mãe apresenta-se ativa, apesar de alguma tosse. Os bebés estão ótimos e a mamar”, complementou.

Os animais terão tido alta hospitalar ao final do dia, sendo que as crias seriam levadas para as instalações do IRA até atingirem os dois meses de vida.

Leia Também: Incêndios. Castro Daire contabiliza cerca de oito milhões de prejuízos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas