Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 21º

Ucrânia. Pedidos de proteção temporária a Portugal sobem para 1.417

Quase 1.500 pessoas pediram proteção temporária a Portugal desde o início da invasão russa à Ucrânia, revelou hoje à agência Lusa o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Ucrânia. Pedidos de proteção temporária a Portugal sobem para 1.417
Notícias ao Minuto

19:38 - 04/03/22 por Lusa

País Ucrânia

Os últimos dados, referentes ao fim do dia de hoje, indicam que Portugal recebeu, desde 24 de fevereiro, 1.417 pedidos de proteção de pessoas que saíram da Ucrânia, segundo o SEF.

O número de pedidos de proteção temporária às 13.00 de hoje era de 1.158, tendo subido para 1.417 ao final do dia.

O Governo português aprovou uma resolução em que concede proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra.

Segundo a resolução, aos requerentes de proteção temporária é atribuída, de forma automática, autorização de residência por um ano, que pode ser prorrogada duas vezes por um período de seis meses.

Estes pedidos podem ser apresentados nos centros nacionais de Apoio à Integração de Migrantes e nas delegações regionais do SEF.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras disponibiliza, desde quinta-feira e em todo o país, 24 balcões de atendimento dedicados exclusivamente a cidadãos ucranianos.

O SEF vai passar a ter, a partir de sábado, no aeroporto de Lisboa, uma estrutura para registar pedidos de proteção temporária para os cidadãos ucranianos que cheguem a Portugal por via aérea.

A Rússia lançou na semana passada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

Leia Também: UCCLA divulga apoio a refugiados nas capitais de língua portuguesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório