Dois bebés tiveram de ser transportados para o Hospital Distrital de Santarém, na sexta-feira de manhã, depois de uma troca de soro fisiológico por hipoclorito de sódio – utilizado frequentemente como desinfetante – confirmou ao Notícias ao Minuto fonte dos Bombeiros Municipais de Coruche.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém indicou que o alerta foi dado pelas 9h13 para uma “intoxicação”.
Segundo noticiou o jornal regional Notícias de Sorraia, a solução terá sido aplicada nas crianças, de 18 meses, pelos pais, que acreditavam estar a utilizar soro fisiológico. Os bebés apresentaram rapidamente um quadro de vómitos e dificuldade respiratória, o que levou a que fossem acionados os meios de emergência. O mesmo jornal avançou ainda que a troca de produtos terá acontecido numa farmácia, em Coruche.
Num comunicado enviado à CNN Portugal, o hospital confirmou que foram assistidos dois bebés no Serviço de Urgência e revelou que as crianças tiveram alta poucas horas depois.
“A mãe das crianças apercebeu-se que o soro fisiológico que alegadamente havia adquirido na farmácia local afinal tinha sido trocado por hipoclorito de sódio de 0,5 por cento, um produto de aplicação cutânea para desinfeção de feridas”, informou a unidade hospitalar.
Os bebés foram observados por um otorrinolaringologista e sofreram “apenas uma ligeira alteração na mucosa nasal, ficando em observação por umas horas no hospital antes de terem alta”.
A fonte do CDOS de Santarém adiantou que no local estiveram quatro elementos dos Bombeiros Municipais de Coruche, apoiados por duas ambulâncias.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a investigar o caso. O Notícias ao Minuto tentou obter mais informações junto da força de segurança, mas tal não foi possível até ao momento.
[Notícia atualizada às 15h56]
Leia Também: GNR detém homem por posse de arma proibida durante ação de policiamento