A Direção-Geral da Saúde (DGS) voltou a disponibilizar dados diários quanto à situação epidemiológica em Portugal, avançou o jornal Público. Ao dia de hoje, o país soma 11.732 novos casos e 22 óbitos associados à Covid-19, segundo o boletim divulgado no site da entidade.
Agora, a informação poderá ser acedida através de documentos excel, diariamente publicados na página da DGS dedicada à Covid-19.
A partir do dia 11 de março, a DGS passou a divulgar "um relatório da situação epidemiológica e de vacinação com uma periodicidade semanal", com publicação à sexta-feira.
Na altura, a entidade esclareceu que a "atual fase justifica a alteração do padrão de divulgação, sendo descontinuados ambos os relatórios diários".
A decisão foi, contudo, alvo da crítica de especialistas, nomeadamente do matemático Henrique Oliveira, do Instituto Superior Técnico, que acusou a DGS de “esconder informação aos cidadãos” nos boletins semanais sobre a Covid-19 em Portugal.
À CNN Portugal, o especialista alertou que, com os relatórios semanais, é "verdadeiramente impossível fazer previsões a médio e longo prazo”, uma vez que estes não incluem os dados diários e reportam-nos com dias de atraso, por serem divulgados à sexta-feira com informação relativa à segunda-feira anterior.
“É completamente impossível monitorizar e prever. E é completamente impossível atuar”, frisou.
[Notícia atualizada às 18h46]
Leia Também: Covid-19. OMS apoia vacinação em 15 países africanos com ajuda da UE