Paschal Donohoe, presidente do Eurogrupo desde julho de 2020, confundiu dois escritores portugueses e, em conversa com Fernando Medina, ministro das Finanças, contou como conheceu a viúva de Fernando Pessoa (em vez de José Saramago) quando esteve em Lisboa.
Imagens captadas pela RTP - e posteriormente partilhadas nas redes sociais -, mostram o governante europeu e o ministro português à margem da reunião do Eurogrupo, a primeira em que Medina participou.
"A última vez que estive em Lisboa, o vosso governador, Mário [Centeno], um ex-colega, levou-me ao museu de Pessoa, e conheci a viúva", disse Paschal Donohoe, acrescentando que se tratou de "um dia fantástico".
E continuou: "Foi tão emocionante para mim conhecer a viúva de Fernando Pessoa, como para o meu filho conhecer o Cristiano Ronaldo".
No vídeo divulgado, Fernando Medina sorri com as declarações do Presidente do Eurogrupo, sem lhe explicar que, provavelmente, terá ido à Fundação Saramago e que a mulher que conheceu é Pilar del Rio, viúva do Nobel da Literatura.
Uma das personalidades que partilhou o clipe no Twitter foi José Ribeiro e Castro, do CDS, que questionou: "Alguém sabe quem é ou quem foi a viúva de Fernando Pessoa? Ontem, em Bruxelas, o irlandês Pascal Donohoe, presidente do Eurogrupo, acolhendo Fernando Medina. Onde está a admirável anciã?"
Veja o momento, em baixo:
A VIÚVA DE FERNANDO PESSOA
— J. Ribeiro e Castro (@ribeiroecastro) April 5, 2022
Alguém sabe quem é ou quem foi a viúva de Fernando Pessoa?
Ontem, em Bruxelas, o irlandês Pascal Donohoe, presidente do Eurogrupo, acolhendo Fernando Medina. Onde está a admirável anciã?#FernandoPessoa #Eurogrupo pic.twitter.com/E5Dj7Z1czN
Leia Também: Medina estreia-se hoje no Eurogrupo e diz que quer OE em abril