Um homem, de 59 anos, foi identificado pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Aveiro, no dia 11 de abril, "por posse de tabaco sem estampilha fiscal e vinho tinto licoroso sem rótulo", na localidade de Lourosa, concelho de Santa Maria da Feira.
No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares "abordaram uma viatura e perante o comportamento suspeito do condutor, foram realizadas diligências policiais", nomeadamente uma busca a veículo, revela a GNR em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Neste, foram detetados "430 maços de tabaco sem estampilha fiscal, três embalagens com 1,5 quilos de tabaco avulso e dez garrafas de vinho tinto licoroso sem rótulo". O material foi apreendido e o condutor identificado.
"Estas ações policiais inserem-se no combate à fraude no âmbito do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e Imposto Especial de Consumo (IEC), através do mercado paralelo, pelo não pagamento dos impostos devidos, com repercussões no funcionamento dos mercados e da competitividade das economias", sublinha ainda a GNR na mesma nota.
GNR apreende 430 maços de tabaco e 10 garrafas de vinho licoroso em Lourosa© Guarda Nacional Republicana
Leia Também: GNR faz detenção e apreende 1.500 quilos de folha de tabaco no Barreiro