Lourosa. GNR apreende 430 maços de tabaco e 10 garrafas de vinho licoroso
Tabaco não tinha estampilha fiscal e vinho encontrava-se sem rótulo. Um homem foi identificado.
© Guarda Nacional Republicana
País Santa Maria da Feira
Um homem, de 59 anos, foi identificado pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Aveiro, no dia 11 de abril, "por posse de tabaco sem estampilha fiscal e vinho tinto licoroso sem rótulo", na localidade de Lourosa, concelho de Santa Maria da Feira.
No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares "abordaram uma viatura e perante o comportamento suspeito do condutor, foram realizadas diligências policiais", nomeadamente uma busca a veículo, revela a GNR em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Neste, foram detetados "430 maços de tabaco sem estampilha fiscal, três embalagens com 1,5 quilos de tabaco avulso e dez garrafas de vinho tinto licoroso sem rótulo". O material foi apreendido e o condutor identificado.
"Estas ações policiais inserem-se no combate à fraude no âmbito do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e Imposto Especial de Consumo (IEC), através do mercado paralelo, pelo não pagamento dos impostos devidos, com repercussões no funcionamento dos mercados e da competitividade das economias", sublinha ainda a GNR na mesma nota.
GNR apreende 430 maços de tabaco e 10 garrafas de vinho licoroso em Lourosa© Guarda Nacional Republicana
Leia Também: GNR faz detenção e apreende 1.500 quilos de folha de tabaco no Barreiro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com