Uma mulher inglesa de 65 anos foi resgatada pela Marinha Portuguesa no dia 17 de abril por ter sofrido um enfarte do miocárdio enquanto se encontrava a bordo do navio de passageiros ‘CELEBRITY SILHOUETTE’, com bandeira de Malta, a navegar a cerca de 330 milhas náuticas (611 quilómetros) a oeste da Ilha de São Miguel, nos Açores.
A operação deu-se às 10h15 (hora local), tendo a equipa médica a bordo da embarcação determinado que a mulher estava em “situação de enfarte do miocárdio”, conforme adianta o organismo em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Perante este cenário, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR) “determinou a necessidade de evacuação urgente para assistência médica-hospitalar”.
Nesse sentido, o resgate foi efetuado pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou a doente para o Aeroporto do Funchal, na Ilha da Madeira, onde aterrou às 19h31 (horas locais). A mulher foi depois transferida para uma unidade hospitalar.
Esta ação foi realizada através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR).
Leia Também: Bilbau. Perseguido pela polícia, homem morre afogado ao atirar-se ao rio