Infarmed suspende venda de (mais uma) máscara cirúrgica
Em causa está uma máscara cirúrgica do tipo IIR.
© Shutterstock
País Covid-19
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) anunciou, esta terça-feira, a suspensão da comercialização da máscara cirúrgica tipo IIR, com referência SURMASK_T2R, do fabricante BRIGHT5 UNIPESSOAL, LDA., por ostentação de marcação CE indevida.
"Foi identificada a notificação, no portal de registo de dispositivos médicos, da máscara cirúrgica do tipo IIR, com referência SURMASK_T2R, do fabricante BRIGHT5 UNIPESSOAL, LDA., S.A. ostentando marcação CE indevida, por não existir evidência de cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu incluindo documentação técnica incompleta", pode ler-se na informação divulgada pelo Infarmed no seu site oficial.
Consequentemente, e "apesar do fabricante declarar não ter procedido à efetiva disponibilização no mercado de nenhuma unidade deste dispositivo ostentando marcação CE", a autoridade optou por determinar "a imediata suspensão da comercialização no mercado do referido dispositivo".
Na semana passada, o Infarmed tinha anunciado a suspensão da comercialização de máscaras cirúrgicas de outros dois fabricantes - também por ostentarem a marcação CE de forma indevida.
Em causa estavam as máscaras cirúrgicas tipo IIR dos fabricantes Borgstena Textile Portugal, Lda. e Plasfer - Indústria e Comércio, Lda.
Leia Também: Infarmed suspende comercialização de máscaras com marcação CE indevida
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com