Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Infarmed suspende venda de (mais uma) máscara cirúrgica

Em causa está uma máscara cirúrgica do tipo IIR.

Infarmed suspende venda de (mais uma) máscara cirúrgica
Notícias ao Minuto

22:40 - 19/04/22 por Ema Gil Pires

País Covid-19

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) anunciou, esta terça-feira, a suspensão da comercialização da máscara cirúrgica tipo IIR, com referência SURMASK_T2R, do fabricante BRIGHT5 UNIPESSOAL, LDA., por ostentação de marcação CE indevida.

"Foi identificada a notificação, no portal de registo de dispositivos médicos, da máscara cirúrgica do tipo IIR, com referência SURMASK_T2R, do fabricante BRIGHT5 UNIPESSOAL, LDA., S.A. ostentando marcação CE indevida, por não existir evidência de cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu incluindo documentação técnica incompleta", pode ler-se na informação divulgada pelo Infarmed no seu site oficial.

Consequentemente, e "apesar do fabricante declarar não ter procedido à efetiva disponibilização no mercado de nenhuma unidade deste dispositivo ostentando marcação CE", a autoridade optou por determinar "a imediata suspensão da comercialização no mercado do referido dispositivo".

Na semana passada, o Infarmed tinha anunciado a suspensão da comercialização de máscaras cirúrgicas de outros dois fabricantes - também por ostentarem a marcação CE de forma indevida.

Em causa estavam as máscaras cirúrgicas tipo IIR dos fabricantes Borgstena Textile Portugal, Lda. e Plasfer - Indústria e Comércio, Lda.

Leia Também: Infarmed suspende comercialização de máscaras com marcação CE indevida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório