Redes sociais enchem-se de homenagens a paraquedista

Paraquedista de 52 anos é recordada como "uma grande mulher" e uma "grande militar".

Notícia

© Facebook

Notícias ao Minuto
22/04/2022 08:53 ‧ 22/04/2022 por Notícias ao Minuto

País

Serrano Rosa

As redes sociais encheram-se, nas últimas horas, de homenagens a Alexandra Serrano Rosa, a paraquedista que morreu ontem, 21 de abril, na sequência de um problema com o sistema de paraquedas quando realizava um salto no campo de saltos do Arrepiado, no concelho da Chamusca.

A paraquedista de 52 anos é recordada como "uma grande mulher" e uma "grande militar". Filha de paraquedista, Alexandra "é e sempre será a minha referência feminina da família paraquedista portuguesa, era a única mulher instrutora dos paraquedistas", lê-se numa das publicações no Facebook.

Há ainda quem a recorde como "uma rapariga muito simpática, brincalhona e muito amiga do seu amigo(a)". 

"Presto a minha homenagem à Alexandra, cuja carreira admirava e ia acompanhando  através do pai, e que hoje nos deixou para fazer o seu último voo...", lê-se noutra publicação. 

Outra pessoa, que seria amiga de Alexandra, recorda "as memórias de infância. "Gostava tanto quando ias com a minha tia passar os fim de semanas lá a casa, a vida é  mesmo injusta", lê-se. 

Serrano Rosa, pai de Alexandra, fotografou a filha momentos antes do seu último voo. O paraquedista, que viu a sua menina seguir-lhe as pisadas profissionais, escreveu que Alexandra ainda lhe "deu um beijinho antes de entrar para o último voo". A publicação gerou uma onda de apoio à dor sentida por este pai. 

Além de amigos e paraquedistas, que mesmo sem conhecer a militar, a homenageiam, também altas figuras deixaram uma nota de homenagem à mulher. 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi uma dessas figuras. "Neste momento de perda e de súbita dor, partilhada com o Pai por contacto telefónico, apresento a toda a família e amigos os meus sentidos pêsames", afirma Marcelo acrescentando ainda que "a Sargento-Ajudante Alexandra Serrano Rosa, militar do Exército Português, deixa na família Paraquedista e Militar uma saudade inesquecível". 

Também a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, deixou uma nota de pesar pela paraquedista nas redes sociais. "Alexandra Rosa, militar paraquedista, faleceu hoje numa ação de treino com salto de abertura manual... Sentidos pêsames à sua família, amigos e camaradas", escreveu Patrícia Gaspar. 

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, expressou "enorme consternação e pesar" pela morte da militar, enaltecendo-a como "figura icónica das tropas paraquedistas".

Alexandra efetuava um salto de abertura manual para manutenção da qualificação de paraquedista quando tudo aconteceu. O incidente ocorreu por volta das 12h20.

Quando os meios de socorro chegaram ao local, a vítima já não apresentava sinais de vida. Os militares indicam que foi iniciado "processo de averiguações para apurar todas as circunstâncias em que ocorreu este acidente".

Leia Também: "Saudade". Marcelo expressa condolências à família de Paraquedista

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas