Apesar de se estar já a registar um alívio das medidas restritivas contra a Covid-19, os residentes em Portugal ainda podem vacinar-se contra a doença com recurso à modalidade 'Casa Aberta'. Mas será que ainda sabe para quem está disponível esta opção?
Como informa a Direção-Geral da Saúde (DGS), esta possibilidade está em aberto para as pessoas com 18 ou mais anos que não foram vacinadas com dose de reforço contra a Covid-19. Algo aplicável a quem tenha, adicionalmente, completado o esquema vacinal primário (toma das duas doses) contra a doença há 150 ou mais dias, bem como para os utentes inoculados com a vacina da Janssen há, pelo menos, 90 dias.
Por outro lado, também os indivíduos com 12 ou mais anos que não foram vacinadas com a dose primária da doença podem fazê-lo, bastando para isso dirigir-se diretamente a um ponto de vacinação ou a um centro de saúde onde o processo esteja a decorrer.
A modalidade «Casa Aberta» está disponível para pessoas com:
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) April 25, 2022
18 ou mais anos que não foram vacinadas com dose de reforço contra a COVID-19.
12 ou mais anos que não foram vacinadas com dose primária contra a COVID-19.#SNS #Saúde #COVID19 #Gripe #Vacinação pic.twitter.com/nI7ZeTFRbw
Contrariamente, a vacinação contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos deverá ser agendada previamente em qualquer ponto de vacinação ou centro de saúde.
A 'Casa Aberta' está ainda, de acordo com a informação partilhada pela DGS no seu site, disponível no âmbito da vacinação contra a gripe para utentes com idade igual ou superior a 50 anos.
De acordo com a ministra da Saúde, Marta Temido, as autoridades estão já a preparar a administração de uma nova dose de reforço da vacina contra a Covid-19 antes do período de outono e inverno, de forma a antecipar um eventual agravamento da situação epidemiológica nessa altura.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, Portugal conta atualmente com uma taxa de vacinação completa contra a Covid-19 acima dos 90%.
Leia Também: APIFARMA lança campanha para a importância da vacinação ao longo da vida