A Direção-Geral da Saúde (DGS) autorizou a administração da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Novavax, uma empresa com sede nos Estados Unidos.
Em comunicado, publicado na sexta-feira, a entidade explica que a vacina será administrada aos cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos em Portugal.
Esta é a quinta vacina a ter 'luz verde' da entidade portuguesa, e, à semelhança do que acontece com outras já autorizadas, será administrada em duas doses, com um intervalo mínimo de 21 dias entre elas.
No documento, a entidade explica que esta vacina é indicada nas situações em que haja contraindicações a "uma vacina de outra marca” ou por qualquer outro motivo que seja "impeditivo da utilização de uma vacina de outra marca, mediante a apresentação de declaração médica, seguindo os procedimentos da Norma 002/2021 da DGS”.
A entidade explica, ainda, que neste documento deverá ser apresentada “fundamentação sobre a razão clínica e/ou científica para a utilização” da vacina. Pode consultar as informações sobre a nova vacina aqui.
A vacina foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento em dezembro passado.
Leia Também: Nova Zelândia abre fronteiras a turistas vacinados de cerca de 60 países