No suplemento publicado esta tarde, seis novos diretores regionais foram indicados, como o deputado regional do PSD Rui Espínola, que fica com a Educação e Administração Educativa, o advogado Brito Ventura, que liderava o Fundo Regional para a Coesão, que assume os Assuntos Culturais, e o economista Flávio Tiago, para a Ciência e Tecnologia.
Octávio Torres é o novo diretor regional da Cooperação com o Poder Local, substituindo no cargo Madruga da Costa, também hoje nomeado, no Jornal Oficial, como chefe de gabinete do presidente José Manuel Bolieiro, após a saída de Paulo Nascimento Cabral para a Representação de Portugal junto da União Europeia.
Sandra Garcia é a nova diretora Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, enquanto Mário Rui Rilhó de Pinho entra para o executivo como diretor de Políticas Marítimas.
Devido à criação de uma nova orgânica, mesmo os diretores regionais que se mantiveram com as mesmas funções tiveram de ser nomeados.
Pedro Azevedo continua com a direção regional das Obras Públicas, tal como Joana Rita na direção da Energia, Rosa Costa no Turismo, Nuno Gomes na Qualificação Profissional e Emprego, José Andrade nas Comunidades e Eládio Braga na Juventude.
Rui Coutinho, que era diretor dos Transportes Aéreos e Marítimos, assume agora a direção regional da Mobilidade, enquanto Pedro Batista, cuja direção regional já tutelava as Comunicações, passa a ter ainda a pasta da Transição Digital.
O Governo Regional nomeou ainda Ana Margarida Furtado Silva para presidente do Comissariado dos Açores para a Infância e António Melo Medeiros para Inspetor Regional do Trabalho.
Mafalda Almeida de Melo Cabral mantém-se como inspetora regional das Atividades Económicas e Tânia Fonseca foi nomeada vogal do conselho diretivo do Instituto da Segurança Social Açores.
O presidente do Governo Regional dos Açores anunciou a 18 de abril uma remodelação do executivo (PSD/CDS-PP/PPM), que passa a ter menos duas secretarias regionais, implica a saída de quatro secretários (Finanças, Turismo, Cultura e Obras Públicas) e a entrada de dois.
Com esta remodelação, saíram do executivo açoriano quatro secretários regionais: Joaquim Bastos e Silva (Finanças, Planeamento e Administração Pública), Mário Mota Borges (Turismo e Energia), Susete Amaro (Cultura, Ciência e Transição Digital) e Ana Carvalho (Obras Públicas e Comunicações).
O secretário regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, assumiu as pastas das Finanças, Planeamento e Administração Pública, entrando para o seu cargo a ex-deputada social-democrata Maria João Carreiro.
A antiga líder do PSD/Açores Berta Cabral é a nova secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, assumindo ainda a área da Energia.
Já a secretária regional da Educação, Sofia Ribeiro, passa a titular também os Assuntos Culturais.
A presidência do Governo Regional assumiu as áreas das Comunidades, das Comunicações e Transição Digital, do processo de criação do porto espacial de Santa Maria e do Poder Local.
A vice-presidência fica com a área da Ciência e Tecnologia.
O atual Governo Regional, que resulta de uma coligação entre PSD, CDS-PP e PPM e tem apoio parlamentar de outros três deputados (CH, IL e independente), tomou posse em novembro de 2020, depois de o PS, que governava a região há 24 anos, ter vencido as eleições sem maioria absoluta.
Na altura, José Manuel Bolieiro apresentou um executivo com 10 secretarias regionais e uma subsecretaria, para além de presidência e vice-presidência.
Leia Também: Polícia Marítima apreende 45 quilos de lapas na ilha do Pico