Foi há 25 anos que uma aeronave caiu na barragem dos Pisões (Alto Rabagão). Agora, num conjunto de esforços de diversas entidades - entre elas a Câmara Municipal de Montalegre -, o aparelho foi retirado das águas.
Esta segunda-feira, através das redes sociais, a autarquia avançou que "depois de várias horas de persistência, acabou em sucesso a operação de resgate de uma aeronave que caiu na barragem dos Pisões (Alto Rabagão) há 25 anos".
"Um trabalho árduo levado a cabo pelos fuzileiros portugueses, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a fundação 'Parley for the Oceans' e o Município de Montalegre com o contributo da corporação dos bombeiros", acrescenta-se.
João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, está, na manhã desta segunda-feira, na albufeira do Alto Rabagão para fazer o ponto de situação da operação de resgate da aeronave realizada ao longo destes últimos dias.
De recordar que a aeronave - de duas toneladas - caiu naquele local após sofrer um problema hidráulico. Os dois ocupantes escaparam com vida, mas o aparelho ficou submerso. Até agora.
Leia Também: Dirigentes da ANAC sem julgamento no processo das mortes na Caparica