A Polícia de Segurança Pública (PSP) não deixou de assinalar o Dia da Europa, que se comemora esta segunda-feira, fazendo referência à sua contribuição, no contexto europeu, “para apresentar Portugal como um membro da União Europeia disponível para participar nas iniciativas europeias e empenhado no reforço da paz mundial”.
Numa publicação nas redes sociais, a PSP recordou ter sido a primeira força policial a participar pela primeira vez numa missão da União Europeia (UE), o que ocorreu em 2003, na Bósnia Herzegovina.
Desde então, a PSP já participou em 13 missões da UE, o que contou com cerca de 120 polícias com diversas responsabilidades, “desde chefia de missões e outras funções de direção em organismos europeus, gestão de projetos, proteção pessoal a entidades, formação e treino às forças policiais locais e exercício de funções de apoio técnico/mentoring aos responsáveis pelas forças policiais locais”.
Outro envolvimento a nível europeu da PSP é nas operações da Agência Europeia de Guarda-costeira e Fronteiras (FRONTEX), focada na segurança das fronteiras externas da União Europeia, que contou coma intervenção de cerca de 200 polícias.
Por fim, a PSP salientou permanecer "empenhada na construção da União Europeia e no desenvolvimentos dos seus instrumentos de cooperação policial e intervenção conjunta, mantendo-se preparada para representar Portugal ao mais alto nível”.
Leia Também: Ordem cria grupo para agilizar tribunais administrativos e fiscais