Um guarda prisional de 49 anos foi agredido por dois reclusos, de 21 e 22 anos, no Estabelecimento Prisional de Leiria para jovens.
De acordo com Frederico Morais, da direção do Sindicato Nacional dos Guardas Prisionais, a agressão aconteceu quando os presos iam para o pátio na quinta-feira à tarde.
"Não lhes tinham dado a cantina e um deles deu uma palmada no pescoço do guarda, quando ele reagiu para se defender, o outro recluso deu-lhe um soco que o atingiu na cara", detalha fonte da direção do Sindicato dos Guardas Prisionais.
Os dois reclusos golpearam o guarda em simultâneo enquanto este se tentava defender. Um segundo guarda acorreu para ajudar o colega e também outros reclusos no local tentaram cessar as agressões.
Frederico Morais aponta que o funcionário, que necessitou de assistência hospitalar e se encontra em casa a recuperar, estava sozinho.
Os agressores foram colocados em isolamento, no sector disciplinar, e aguardam que a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais os transfira para regime de segurança.
Um dos reclusos está a cumprir cinco anos e meio e o outro 11 anos por condução sem habilitação legal e roubos.
Refira-se que o Sindicato tem vindo a manifestar-se contra a falta de condições laborais, nomeadamente no que diz respeito à falta de profissionais.
Leia Também: Associação de chefes da guarda prisional ameaça adotar formas de luta